Coimbra

Figueira da Foz: Núcleo Museológico do Sal recebeu sessão de entrega dos prémios do concurso Sol a Sal 

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-08-2019

 

PUBLICIDADE

O Município da Figueira da Foz comemora, durante o mês de agosto, mais um aniversário do Núcleo Museológico do Sal, o 12º, com um conjunto diversificado de iniciativas – (A) gosto com Sabor a Sal, que tem por objetivo oferecer uma vida bem condimentada, várias sensações, emoções e experiências aos figueirenses e todos quantos visitam a Salina Municipal do Corredor da Cobra e o espaço museológico. 

O programa de atividades teve início este domingo, dia 04 de agosto, pelas 15h00, com uma Mostra de Sal e Artesanato, uma sessão de pintura ao vivo, promovida pela MAGENTA – Associação Artistas pela Arte, na qual participaram 13 artistas plásticos. A escolha das obras vencedoras – Rosário Pedro (1º lugar – veio de Famalicão propositadamente para pintar na salina), Madalena Macedo (2º lugar) e João Pais (3º lugar)- coube ao público. 

PUBLICIDADE

Ao final da tarde foram entregues os prémios da 2ª edição do concurso «Sol a Sal», promovido pelo MAREFOZ, com o apoio, nomeadamente, do município da Figueira da Foz, da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), da Incubadora do Mar e Indústria da Figueira da Foz e do Turismo Centro de Portugal. O Concurso teve como objetivos a valorização de produtos diferenciados no setor do sal e do turismo associado à atividade salineira (Rotas Pedestres e Bem-Estar), bem como o incentivo à inovação no setor do sal. 

A Casa do Sal da Figueira da Foz, de José João Rodrigues, ganhou o prémio Produto Diferenciado, com “Flor de sal com mel de abelhas.”. Este prémio foi atribuído por todos quantos ao longo da tarde passaram pelo Núcleo Museológico do Sal e provaram os vários produtos a concurso na categoria. 

PUBLICIDADE

publicidade

Das várias ofertas entregues ao vencedor, destaque para a da ACIFF – um espaço de divulgação para os produtos Casa do Sal, na “Figueira Sea – Sustainable Expo Alliance” – Feira do Mar e da Sustentabilidade, que irá realizar-se de 25 a 28 de setembro, na Praça do Forte, na Figueira da Foz. 

A categoria Produto Serviço Turístico foi ganha pelo projeto “Time Off”, de Luís António Rodrigues Carlos, que recebeu do município, a ocupação de um espaço no  Coworking – Mercado de Ideias, por um ano, de forma gratuita. 

A vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Carvalho, que marcou presença, destacou, na sua intervenção, a importância da implantação do MAREFOZ na Figueira da Foz, que teve como propósito “precisamente apoiar empresas que queiram desenvolver a sua área de negócio no  salgado da Figueira. Negócios sustentáveis que valorizem um património natural único”. 

As comemorações prosseguem no próximo fim de semana, com a manhã de  sábado, dia 10 de agosto, a ser dedicada ao desporto e lazer, com um passeio de Kayak, promovido pelo Kayak Clube da Figueira da Foz.  Os interessados podem inscrever-se através de correio eletrónico: nucleo.sal@cm-figfoz.pt e museu@cm-figfoz.pt

No domingo, dia 11 de agosto, realiza-se a segunda edição do evento «4 Estações», desta feita de Verão, dinamizado pela Figueira Sal- Associação de Produtores de Sal e Salicórnia da Figueira da Foz. As inscrições podem ser efetuadas na página de facebook da Associação, via telemóvel 965 321 513, ou correio eletrónico: info@figueirasal.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE