Região

Figueira da Foz investe 2,4 milhões na construção de unidade de saúde em Tavarede

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 20-01-2026

A Câmara da Figueira da Foz, no litoral do distrito de Coimbra, consignou a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tavarede por 2,4 milhões de euros (ME), segundo a publicação no portal Base.

A obra foi consignada no final da semana passada, após dois concursos públicos sem propostas, e tem um prazo de execução de 304 dias, contando com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Fonte do município disse à Lusa que o edifício, a construir numa área com 6.100 metros quadrados, terá rés do chão e primeiro andar, num total de área de construção de 1.600 metros quadrados.

PUBLICIDADE

A maioria das áreas destinadas aos utentes vão ficar situadas no piso térreo para facilitar a acessibilidade, embora com alguns espaços no primeiro piso, que se destina também ao pessoal de serviço.

“No geral pretendeu-se dotar o equipamento de um espaço central de receção onde coexistem as áreas de prestação de cuidados de saúde com as áreas de serviço de atendimento complementar”, salientou a fonte.

No interior da área envolvente ao edifício da USF de Tavarede estão previstos 116 lugares de estacionamento, mais oito destinados a pessoas com mobilidade condicionada.

Fora do perímetro do edifício, estão também previstos um total de 163 lugares de estacionamento, dos quais 39 serão públicos.

No Orçamento para 2026, o município da Figueira da Foz reservou 10,6 ME para a requalificação das unidades de saúde de São Julião e Buarcos e a construção das novas unidades de saúde do Paião, Tavarede, Bom Sucesso e São Pedro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE