Região

Figueira da Foz exalta valores da Revolução Liberal com homenagem a Manuel Fernandes Tomás (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-08-2021

O município da Figueira da Foz celebrou esta tarde os 201 anos da Revolução Liberal com uma homenagem ao “célebre figueirense e patriarca da Liberdade”, Manuel Fernandes Tomás, na Praça 8 de Maio, junto à estátua deste filho da terra. 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, elogiou a visão vanguardista que Manuel Fernandes Tomás teve enquanto legislador na formulação da Constituição Liberal de 1822: “Considero Manuel Fernandes Tomás, o figueirense mais ilustre e um dos mais ilustres portugueses. Teve um papel preponderante na Revolução de 1820 e depois na Constituição de 1822, que era uma constituição inovadora, porque ainda hoje a atual Constituição muito foi beber a esse documento”.

 

PUBLICIDADE

O autarca defendeu que “é em alturas de crise” que valores como a “liberdade, igualdade e a fraternidade” devem ser celebrados, principalmente porque “hoje no mundo a liberdade em alguns países está ameaçada e nós só podemos descansar quando a liberdade existir em todo o nosso planeta”.

A cerimónia que contou com o discurso de um dos descendentes da figura histórica assinalou também a data em que a Figueira da Foz foi elevada a vila, no ano de 1771.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Fernandes Tomás nasceu na Figueira da Foz a 31 de julho de 1771, foi jurista e uma das figuras mais marcantes do Liberalismo em Portugal, tendo sido um dos principais rostos não só da Revolução Liberal de 1820, que teve lugar no Porto, mas também da Constituição, que foi aprovada dois anos depois.

A homenagem foi uma iniciativa da autarquia, da Associação Manuel Fernandes Tomás e da Associação Cívica e Cultural 24 de Agosto.

Vídeo do direto NDC dos momentos de homenagem durante a cerimónia:

Vídeo do direto NDC dos discursos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE