Coimbra

Figueira da Foz: Centro Nacional de Cibersegurança quer que as regiões sejam autónomas no combate ao cibercrime

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-09-2019

“Ciber (in)segurança” e “Ciber-higiene e boas práticas de cibersegurança” foram os temas abordados durante a sessão do “Programa de Sensibilização e Treino em Cibersegurança”, organizada pelo Centro de Informação Europe Direct (da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra) em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

No painel de abertura da ação de sensibilização, que teve como objetivo desenvolver as competências em Cibersegurança, esteve Isabel Batista, Consultora da Unidade de Desenvolvimento e Inovação do CNCS, Carlos Monteiro, vice-presidente da CIM Região de Coimbra e presidente do Município da Figueira da Foz, e Rui Moura, superintendente da PSP.

Isabel Batista começou por alertar para os riscos do ciberespaço, dando especial enfase às ferramentas que o CNCS tem para os diversos tipos de público.

PUBLICIDADE

“Através dos instrumentos que o CNCS faculta, podemos formar trainers nas autarquias e na PSP, para que as regiões sejam autónomas nesta dinamização da Cibersegurança. Além destas ferramentas, temos também ações de sensibilização para técnicos, para que consigam, cada vez mais, apoiar as organizações internamente», disse.

A coordenadora explicou, igualmente, que existe um curso gratuito disponível no site do CNCS, apelando «a todos que o façam e que convidem também os vossos filhos e famílias a fazerem, porque tem todas as dicas para terem uma capacidade mínima de defesa em Cibersegurança».

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Monteiro, destacou os trabalhos que a Comunidade tem feito na área da Cibersegurança.

«Nós, na CIM da Região de Coimbra, já começámos a implementar sistemas de controlo de segurança, quer seja através do Regulamento Geral da Proteção de Dados, quer no âmbito da operação Região de Coimbra 2.X, que visa a modernização administrativa das autarquias locais», afirmou Carlos Monteiro, realçando ainda o trabalho feito pelo Centro de Informação Europe Direct: «O nosso Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra disponibiliza, aos cidadãos, informação atualizada sobre as medidas adotadas pelo Parlamento Europeu, Conselho Europeu e Comissão Europeia».

Esta sessão contou também com o apoio da Polícia de Segurança Pública de Coimbra e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE