Tribunais

Fica surdo após vacina da Covid-19. Militar coloca GNR em tribunal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 29-09-2023

Um homem, de 54, ficou surdo do ouvido esquerdo após alegadamente ter recebido a vacina contra a Covid-19, mais concretamente a AstraZeneca, em março de 2021.

PUBLICIDADE

O militar da GNR “vai processar a corporação, o Estado português e a empresa do fármaco por danos físicos, patrimoniais e não patrimoniais”, escreve o Correio da Manhã.

Num primeiro momento, foi considerado pela autoridade um “incidente como tendo acontecido em ‘serviço’ (as forças de segurança tinham de ser vacinadas para poderem trabalhar) e considerou-o ‘um acidente de trabalho’. Mais tarde, em setembro de 2022, o 2.º comandante-geral da Guarda determinou ‘não qualificar o evento como acidente em serviço’”, refere.

PUBLICIDADE

A Guarda enviou o processo para o Ministério da Administração Interna, que manteve a decisão do comando da estrutura policial. “Nego provimento ao presente recurso hierárquico, mantendo a decisão recorrida”, lê-se no despacho assinado pelo ministro José Luís Carneiro.

O militar de Viseu sente-se “muito triste” com a forma como está a ser tratado pela instituição que serve há mais de 30 anos. “Sente-se desamparado pela GNR. Naquela altura os elementos das forças de segurança só podiam exercer a sua função se estivessem vacinados. Ele foi obrigado a tomar a vacina”, conta ao jornal Pedro Rilhado, advogado do militar.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE