Festival do Arroz e da Lampreia valoriza sabores do Campo e do Rio em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-02-2018

O município de Montemor-o-Velho organiza mais uma edição do Festival do Arroz e da Lampreia, entre 2  e 11 de março.

PUBLICIDADE

montemor o velho

O Festival pretende transportar os visitantes numa viagem pela gastronomia e doçaria local.

PUBLICIDADE

“O certame promove os produtos gastronómicos do concelho e da região, neste caso o arroz carolino, a lampreia e o peixe do rio, os legumes, as hortícolas e a carne marinhoa, além da doçaria – arroz doce, pastel de Tentúgal, queijada de Pereira e pinha de Montemor”, disse hoje o presidente da Câmara, Emílio Torrão.

O autarca, que falava na apresentação da iniciativa à comunicação social, frisou que o espaço do festival vai ser aumentado nesta edição “porque existem mais ofertas”, nomeadamente a instalação de petisqueiras, que servem de alternativa às tasquinhas.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento continua a oferecer um espaço infantil, que foi reforçado com mais animação, uma zona de bares, uma mostra de artesanato do concelho e postos de venda de arroz carolino produzido no Baixo Mondego e um mercadinho de hortícolas frescos.

montemor

O festival é pago integralmente pelo município, que investe entre 30 a 40 mil euros, e, além da promoção dos produtos endógenos, serve também para financiar as coletividades nas suas atividades anuais, na medida em que são as associações a explorar as tasquinhas e as petisqueiras.

“O objetivo das petisqueiras, cujo modelo já foi ensaiado noutro evento, é criar uma alternativa às refeições tradicionais e dar oportunidade a outras associações com menos logística”, explicou Emílio Torrão.

Segundo o presidente da Câmara, Montemor-o-Velho “sai reforçado com este evento, com 10 dias de promoção da gastronomia”, numa tenda com uma área de 3.200 metros quadrados, instalada no centro da vila.

 Veja o vídeo do directo NDC:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE