Crimes

“Festival de drogas” nos caminhos do Boom!

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 01-08-2023

O Comando Territorial de Castelo Branco, entre 14 e 28 de julho, realizou uma operação especial de prevenção criminal, direcionada para a segurança e o policiamento do Boom Festival que decorreu no concelho de Idanha-a-Nova.

PUBLICIDADE

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das suas atribuições, garantiu as condições de segurança necessárias para que o evento decorresse dentro da legalidade, protegendo, socorrendo e auxiliando os cidadãos que se deslocaram ao evento, bem como garantiu a fluidez do trânsito. Na operação estivaram empenhados um total de 1066 militares de várias valências operacionais da GNR.

No âmbito de diversas ações de combate à criminalidade, com o objetivo de prevenir e detetar possíveis ilícitos criminais, bem como controlar, detetar, localizar e prevenir ocorrências relacionadas com a posse de armas, os militares da Guarda efetuaram ações de controlo e fiscalização, que permitiram deter 112 pessoas (91 homens e 21 mulheres), por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, tendo sido possível apreender diversos materiais, destacando-se: 21.963,97€ em numerário;20 000 doses de LSD líquido;7102 doses de MDMA;5182 doses liamba;4527 doses cocaína;3884 doses haxixe;1519 doses anfetaminas;820 doses de LSD em selo;403 gramas quetamina;257,30 gramas de Cristais;194 gramas de cogumelos;4.6 gramas 2CB;Três gramas BLOOM; Duas gomas de LSD; Um frasco com óleo de haxixe;30 garrafas de óxido nitroso; Seis balanças de precisão; Três gás pimenta; Duas armas brancas; Sete telemóveis.

PUBLICIDADE

Foram ainda elaborados 103 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.

A GNR empenhou diversas valências operacionais, nomeadamente Territorial, Investigação Criminal, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, Trânsito, Intervenção e Cinotécnica, contando ainda com o apoio do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta operação contou ainda com o reforço de militares de forças congéneres, em particular a  Gendarmerie Nationale (França), Arma dei Carabinieri (Itália) e Guardia Civil (Espanha).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE