Coimbra

Vamos à Festa da Castanha?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-10-2016

Aldeia das Dez prepara-se para a XV Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, e que oferece aos visitantes um programa diversificado que alia animação à tradição, cultura e desporto aventura, com particular destaque para os produtos endógenos.

PUBLICIDADE

unnamed-15

Num ano de sucesso turístico, é com este certame que culmina um mês intenso de atividades nesta freguesia miradouro, umas das 27 Aldeias do Xisto. Depois de um sarau musical com Fado ao Centro no Solar Pina Ferraz, espaço de beleza ímpar, e uma homenagem a um homem da terra, Viriato Gouveia, poeta popular e guardião dos saberes da tecelagem, no início do mês, está também patente na Casa do S, uma exposição de escultura em madeira, de Nelson Lourenço.

PUBLICIDADE

É naquela Loja Aldeias do Xisto que o jovem artesão natural de Chão Sobral, localidade da freguesia de Aldeia das Dez, tem em exposição os seus trabalhos que apresenta como particularidade o facto de serem executados com a motosserra. Como refere o jovem artesão local, iniciou-se na talha de madeira recorrendo à urgueira, de onde saem peças esculpidas nas variadas formas. “Faço um pouco de tudo mas gosto de esculpir figuras de animais”, explica, dando conta que participa em certames no concelho de Oliveira do Hospital onde apresenta a sua arte ao público, tendo já obtido o interesse de compradores nacionais e estrangeiros.

É com esta exposição que se lança também o convite para uma visita à 15.ª edição da Festa da Castanha que inicia na noite de sábado com animação cultural no centro de Aldeia das Dez, no Largo Alfredo Duarte, com a presença de vários grupos musicais e que terminará com um magusto tradicional.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no domingo, 30 de outubro, todos os caminhos conduzem até ao Santuário Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, onde ao longo do dia, os visitantes encontram o melhor da freguesia e do concelho.

 Produtos locais de qualidade, gastronomia, animação, e a prova desportiva, II Ultra Trail do Colcurinho que contará com a participação de perto de duas centenas de atletas. Bons motivos para uma visita a este cenário de beleza singular, como garante o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Castanheira, que aponta o magusto tradicional oferecido a todos os presentes como um dos pontos alto do certame.

unnamed-16

O autarca afirma que a produção de castanha tem vindo a aumentar na freguesia, números que conta ver crescer com as novas plantações de castanheiros que a população tem concretizado. Também a própria autarquia local tem investido na plantação de castanheiros em terrenos da Junta de Freguesia, “vamos fazer mais plantações dessas como incentivo a outros produtores”, remata.

Aldeia das Dez é um ponto de atração turística e a Festa da Castanha é um dos polos que anualmente atrai turistas, como assinala o vereador do Turismo, José Francisco Rolo. Trata-se, na opinião do também presidente da direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, de uma “oportunidade para mostrar os produtos locais de qualidade, o artesanato, a gastronomia, e em simultâneo de divulgar Oliveira do Hospital e Aldeia das Dez que tem sabido vender o seu produto enquanto marca turística”. Uma freguesia que integra a Rede de Aldeias do Xisto, que oferece percursos pedestres, um posto de informação turística na Loja Aldeias do Xisto, artesanato de origem local com jovens artesão, tem alojamento turístico, características associadas ao espaço natural de excelência e de eventos marca.

“Criou-se na marca de Oliveira do Hospital, Aldeia das Dez como Aldeia do Xisto e a Festa da Castanha é um importante evento polarizador e atrativo”, refere José Francisco Rolo que sublinha a integração deste evento num espaço natural, uma zona se soutos, que o torna “diferenciador” e “muito ligado ao estilo de vida típico da Serra do Açor, dos vales do Alva e Alvoco, e por isso um evento marca distintivo no calendário de eventos de carácter turístico do Município de Oliveira do Hospital e da Rede Aldeias do Xisto”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE