Coimbra

Fernando Namora inspira amantes das artes plásticas e da escrita

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-11-2018

A Câmara Municipal de Condeixa, em articulação com a Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora e o Agrupamento de Escolas de Condeixa, acaba de lançar o concurso “Um Olhar sobre Fernando Namora”, no âmbito do centenário do nascimento do escritor, que se comemora em 2019.

PUBLICIDADE

Com o propósito de homenagear um dos grandes intelectuais que tiveram Condeixa por berço, o concurso, que decorre entre o dia 1 de outubro de 2018 e 1 de março de 2019, destina-se à comunidade educativa das escolas que se associam, de alguma forma, à memória, à vida e à obra do homenageado.

Aberto a diversas modalidades das expressões literárias (conto, ensaio, poesia) e plásticas (pintura, multimédia, escultura), pretende-se assim estimular e desenvolver o conhecimento e o estudo da obra multifacetada de um dos mais relevantes escritores em língua portuguesa do século XX.

PUBLICIDADE

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objetos pessoais. Com uma ampla produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE