Economia

Feira da Árvore demonstra a importância do setor viveirista em Semide

António Alves | 7 meses atrás em 13-10-2023

A freguesia de Semide, no concelho de Miranda do Corvo, é um dos polos principais de criação de árvores de fruto a nível nacional. Para dar a conhecer este centro viveirista, tem lugar desde esta sexta-feira, 13 de outubro, a Feira da Árvore no centro da localidade. Um certame que dura até domingo, 15 de outubro, e que junta outros setores económicos.

PUBLICIDADE

Promovida pela União das Freguesias de Semide e Rio de Vide, em parceria com o Município de Miranda do Corvo, o certame pretende homenagear os empresários viveiristas que existem no território e que, como lembrou ao Notícias o presidente da junta Luís Martins, são os principais responsáveis pelas árvores que dão as saborosas laranjas do Algarve, a maçã de Armamar, a cereja do Fundão ou a pêra rocha do Oeste.

Mas nem só de árvores de fruto a freguesia de Semide é conhecida. Por exemplo, naquele território está sediado o maior produtor de camélias da Europa. O segredo, disse o autarca, é “a meteorologia e o terreno” do território.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luís Martins

PUBLICIDADE

publicidade

Para além dos espaços expositivos, a Feira da Árvore é, ao mesmo tempo, a Festa da União das Freguesias de Semide e Rio de Vide. Como tal, e depois do espetáculo com a banda Sede Bandida na primeira noite do evento, estão previstos concertos com a banda Sense e o dj Piston na noite de sábado, 14 de outubro.

O palco principal recebe no domingo, 15 de outubro, o Rancho Folclórico da Mêda (17:00), os Bombos e Tombos (21:00) e a banda Anarkia (22:00). Um passeio noturno de BTT – Rota do Mosteiro de Semide, com início às 18:00 no sábado, e uma Rota dos Viveiros com tratores, às 09:00 de domingo, são outras das propostas do programa da iniciativa.

Carregue na galeria e conheça a Feira da Árvore

Do lado do Município de Miranda do Corvo, o presidente Miguel Baptista reconheceu a importância deste tipo de eventos, os quais têm crescido de forma sustentada. Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o autarca salientou o facto da Feira da Árvore ser a inicitiva que dá a conhecer aquele que é um dos principais pólos económicos da freguesia: o setor viveirista.

“É o setor que encabeça o potencial económico do território. Mas há mais para ver neste certame”, disse, deixando o convite para que o público visite o recinto no sábado e domingo.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Miguel Baptista

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a inauguração da Feira da Árvore

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE