Fátima Ramos exige que governo decida a localização da nova Maternidade de Coimbra no prazo de 90 dias

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-03-2018

O Grupo Parlamentar do PSD, em projeto de resolução recentemente entregue pelo punho da deputada Fátima Ramos que integra a Comissão de Saúde, exige em Projeto de Resolução que “o governo decida a localização para a nova Maternidade de Coimbra no prazo de 90 dias a contar da publicação do presente diploma, iniciando de seguida os procedimentos concursais para o projeto e para a obra respetiva”.

PUBLICIDADE

fátima ramos

O Projeto de Resolução do PSD recorda que “em Coimbra existem atualmente duas Maternidades – a Maternidade Bissaya Barreto e a Maternidade Daniel de Matos –, cuja fusão, por via da criação de uma nova Maternidade, de há muito se justifica”.

PUBLICIDADE

Segundo Fátima Ramos, “a fusão permitirá obter indiscutíveis ganhos de eficiência e, desse modo, proporcionar uma melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) residentes na região”.

Para os deputados do PSD “foi com surpresa que a Assembleia da República verificou, este mês, que o processo de decisão da criação de uma nova Maternidade em Coimbra ainda não foi sequer concluído, encontrando-se num impasse há quase um ano”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Projeto de resolução pretende obrigar ainda o governo a proceder a um “levantamento urgente das necessidades mais prementes das maternidades que atualmente integram o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E. P. E. (CHUC), de modo a garantir a proteção da saúde dos utentes do SNS” e a reforçar “as maternidades que atualmente integram o CHUC, com os recursos humanos necessários para assegurar o acesso e a segurança do tratamento dos utentes do SNS”.

Os deputados do PSD exigem ainda que o governo “renove ou invista nos equipamentos que apresentam características de obsolescência, de modo a evitar qualquer situação de risco ou de violação do direito à proteção da saúde dos utentes servidos pelas maternidades que atualmente integram o CHUC”.

Fátima Ramos é acompanhada nas exigências feitas ao governo por vários deputados do PSD, onde se destacam Adão e Silva, Margarida Mano, Maurício Marques, Ana Oliveira, Ricardo Baptista Leite, António Ventura, Álvaro Baptista, Berta Cabral, José Silvano, Emília Cerqueira e José António Silva.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE