Coimbra

Farmácias de Coimbra ainda não vendem testes rápidos para a covid-19

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-03-2021

As Farmácias de Coimbra não estão até ao dia de hoje a comercializar autotestes rápidos para a covid-19 e desconhecem quais os modelos de testes aplicados ou quais os preços de comercialização, após divulgação que indicava a venda de autotestes nas farmácias para realização em casa desde o passado dia 13 de março.

PUBLICIDADE

A Farmácia Luciano & Matos, na Praça 8 de Maio, em Coimbra, não está até ao momento ainda não apresenta nenhuma lista de espera de clientes que pretendem adquirir os testes rápidos. Há contudo interesse por parte de alguns clientes, como é natural, refere Helena Amado, diretora-técnica da farmácia, ao Notícias de Coimbra.

Até ao dia de hoje, a Farmácia Luciano & Matos, não tinha ainda autorização de comercialização de testes rápidos para realização em casa. “Quando houver regulamentação, quando a farmácia for autorizada por todas as entidades intervenientes a dispensar ao público, claro que estaremos interessados em fazê-lo”, afirma Helena Amado que garante que todos os autotestes vendidos serão acompanhados de uma informação completa sobre o procedimento, desde o início da autotestagem até ao fim, caso haja necessidade de um procedimento final, seja ele com um resultado positivo ou um resultado negativo.

PUBLICIDADE

A diretora-técnica da farmácia afirma desconhecer qual será o modelo de teste rápido e quais os seus valores de venda ao público, “desconheço ainda como se processa a parte prática do teste, e muito menos a parte interpretativa, e ainda menos se o teste for positivo o que é que a pessoa em causa faz. Mas sabemos que a nossa estrutura no momento correto nos vai dar essas informações todas”.

A Farmácia Luciano & Matos não realiza testes ao público nas suas instalações, apenas testa a sua equipa duas vezes por semana, por considerar que a cidade de Coimbra apresenta uma variedade de laboratórios para testagem dos cidadãos. Mas entende que em locais onde não há tantos laboratórios as farmácias devem realizar os testes à covid-19 ao público, e acrescenta que as farmácias estão preparadas para o fazer. “As farmácias que estão neste momento a fazer testes à covid-19 são farmácias que estão devidamente regulamentadas e autorizadas para o fazer e tiveram formação específica nesse sentido”.

PUBLICIDADE

publicidade

A informação inicialmente divulgada previa que as farmácias portuguesas iriam vender testes rápidos desde o passado sábado. Neste momento a portaria que contém toda a informação e regulamentação desta medida está a ser analisada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, pela Direção-Geral da Saúde, o Infarmed, com o acompanhamento da Associação Nacional das Farmácias, como refere a página oficial do Serviço Nacional de Saúde.

Pelo menos seis farmácias de Coimbra não receberam para já mais indicações e ainda não têm autorização para comercialização dos testes rápidos ao público.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE