Coimbra

Falhas processuais impedem a atribuição de médicos de família aos portugueses

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-07-2018

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) “considera inaceitável a ausência de procedimentos concursais para a colocação dos médicos recém especialistas quando o país atravessa enormes carências no Serviço Nacional de Saúde.

PUBLICIDADE

“É incompreensível que 700 mil portugueses continuem sem médico de família quando simultaneamente temos 320 recém especialistas em Medicina Geral e Familiar a aguardar a abertura de concurso. Trata-se de uma falta de consideração e uma desmonstração de grande insensibilidade do Ministro da Saúde, não só para com os profissionais de saúde mas também para com os doentes”, afirma Carlos Cortes, Presidente da SRCOM.

PUBLICIDADE

É uma situação “inadmissível” que exige uma atuação urgente com a “colocação imediata não só dos médicos de Medicina Geral e Familiar mas também dos médicos da carreira hospitalar que se encontram na mesma situação”.

“O atraso nos concursos é completamente injustificável, desrespeita os profissionais de saúde que são confrontados com condições e perspetivas instáveis e incentiva ao abandono do SNS. O Ministro da Saúde está, com esta política concursal, a desperdiçar várias centenas de médicos que podiam resolver no imediato e em grande parte a atual falta de médicos de família a nível nacional. O impacto negativo desta ausência de concurso é também um total desrespeito para com os doentes, que não podemos aceitar”, conclui Carlos Cortes.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE