Saúde

Falhas de memória? 7 alimentos que vão ajudar o seu cérebro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-04-2023

Sabia que a perda de memória está relacionada com a alimentação? O tipo de comida que ingerimos é crucial para proteger a memória.

PUBLICIDADE

Exercitar a memória, manter o corpo e mente ativos, é sempre muito importante para evitar o declínio da memória. Saiba que existem alimentos que são os melhores amigos do seu cérebro.

Lista de alimentos que podem ajudar a melhorar a memória:

PUBLICIDADE

Salmão: Conhecido por ser uma fonte de ómega-3, este peixe ajuda a manter o regular funcionamento das células do nosso cérebro e a melhorar a sua capacidade de reter informações. Atum e carapau também possuem este nutriente.

Frutos secos:
Também as nozes ou as amêndoas são ricos em ómega-3 e ainda em ómega-6 e vitaminas B6 e E. Segundo a CUF, têm um efeito benéfico na diminuição do envelhecimento das células do cérebro, prevenindo a demência e reforçando a memória.

Espinafres:
“Estima-se que apenas meia chávena deste alimento cozinhado complete 25% das nossas necessidades diárias de vitamina E”, revela a CUF. Para além de ajudar a impedir o crescimento de tumores e células cancerígenas, os espinafres ajudam a desacelerar os efeitos do envelhecimento das células cerebrais.

Morango:
Melhora a comunicação entre neurónios e desenvolve funções cognitivas como a memória, o raciocínio e a atenção. Impede ainda a perda progressiva de memória e pode inclusive apresentar benefícios na prevenção do Alzheimer. Ricos também em fisetina são o o tomate, mirtilos, amoras ou açaís.

Abacate:
Rico em gorduras monoinsaturadas, ómega-3, ómega-6, potássio, vitamina E e vitamina K, o abacate ajuda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro […] além de melhorar a capacidade de gravar informações. É igualmente benéfico para o desenvolvimento das capacidades cognitivas”, informa a CUF.

Ovo:
A gema do ovo é rica em colina – substância que pode ajudar a evitar o declínio mental associado ao envelhecimento. Previne problemas como a demência ou o Alzheimer. A colina pode ser encontrada também em carne de fígado, brócolos, couve-flor e bacalhau.

Chocolate negro:
Melhora as funções cognitivas, entre as quais a memória.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE