Universidade

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC comemora 42 anos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-11-2022

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) celebrou numa sessão solene o seu 42º aniversário, no Anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes, esta terça-feira, dia 8 de novembro.

PUBLICIDADE

Maria Paula Paixão destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longos dos anos pela FPCE-UC como o “crescimento e consolidação da investigação”, o “financiamento muito considerável por parte de instituições europeias” e o “pilar da transferência do conhecimento”.

A diretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) referiu a qualidade da oferta formativa do estabelecimento de ensino.

PUBLICIDADE

Os “seis mestrados que já estão este ano em funcionamento são mais orientados para informar psicólogos nas suas grandes áreas de especialidade”, afiançou.

Adiantou ainda, em entrevista ao NDC, mais um curso: “o sétimo mestrado é mais orientado para a investigação de psicologia, mestrado em Ciência Psicológica, e dedica-se a formar profissionais de psicologia que se vão defrontar com tarefas de investigação”.

PUBLICIDADE

publicidade

A responsável da faculdade realçou a procura pelos cursos: “São considerados dos mais atrativos do país, estando nas suas áreas de formação nos primeiros lugares do Concurso Nacional de Acesso. Fazem parte ainda de vários prestigiados rankings e formas de reconhecimento internacionais”.

A diretora da instituição lamentou ainda algumas “ameaças internas”, como a falta de docentes e dá como exemplo o facto de “no prazo de 10 anos, 31 docentes vão sair devido à entrada na idade da reforma; 13 até 2028”.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra antecipou, na sessão solene dos 42 anos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que iria assinar um protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra. Contudo, só avançou que graças a esse acordo, “a Faculdade de Psicologia vai ter melhor banda de Internet”.

Aquela estrutura de ensino está neste momento em obras e o Reitor da UC está certo que “a faculdade estará em condições dentro de um ano para funcionar”.

A cerimónia distinguiu os melhores estudantes de 2021/22 e ainda atribuiu prémios às melhores apresentações das Mostras de Doutoramento em Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social que estão a decorrer desde dia 2 de novembro. Três trabalhadores reformados/aposentados no último ano foram homenageados.

A sessão solene do 42º aniversário da FPCE-UC contou com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Diretora desta faculdade, Maria Paula Paixão, da Presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra, Beatriz Caetano e ainda com da presidente da Assembleia da faculdade, Ana Paula Relvas.

O programa estendeu-se pela tarde com a conferência “Recursos económicos, dignidade humana e cidadania”, por José António Correia Pereirinha (com moderação da Vice-Reitora da UC Cristina Albuquerque), e com uma homenagem a Helena Neves Almeida.

Veja o vídeo do NDC do discurso de Maria Paula Paixão, diretora da FPCE-UC:

 

Veja o vídeo do NDC da homenagem aos trabalhadores no último ano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação:

 

Veja o vídeo do NDC da entrega de prémios aos melhores estudantes 2021/2022 da FPCE-UC:

 

Veja o vídeo do NDC da entrega de prémios às melhores apresentações das Mostras de Doutoramento em Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social:

 

Veja o vídeo do NDC da entrevista a Maria Paula Paixão, diretora da FPCE-UC:

 

Veja o vídeo do NDC da festa dos 42 anos da faculdade:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE