Conecte-se connosco

Coimbra

Câmara e a Universidade de Coimbra partilham meios digitais para corrigir falhas (com vídeos)

Publicado

em

A Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra assinaram hoje, 8 de novembro, um protocolo que permite, mais uma vez, a sinergia entre as duas instituições, possibilitando corrigir falhas nas duas instituições. 

A Câmara Municipal de Coimbra vai poder criar um novo backup (cópia de segurança) de dados externo à rede municipal, num data center de excelência, do ponto de vista técnico e de segurança, incluindo o consumo de energia, numa entidade pública confiável e de proximidade como a UC.

“É o protocolo perfeito. Possibilita a instalação de um backup físico fora da rede da Universidade, de mais difícil acesso e também mais difícil de ser suscetível a ataques de cibersegurança. Dá-nos o que para nós é absolutamente fundamental que é estarmos quase imunes a estes ataques”, realça José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Desta parceria resulta também a possibilidade de expandir a rede municipal de acesso público à internet, Coimbra+, mediante a sua disponibilização nos equipamentos da Universidade que disponibilizam a rede académica europeia, Eduroam.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, evidencia que do lado da instituição de ensino existe, ainda, a vantagem de poder usar as infraestruturas camarárias para fazer passar cabos de fibra ótima. “Nós temos de facto alguns edifícios onde existem problemas de informática, nomeadamente na velocidade e largura da internet, e que irão agora começar a ser resolvidos. A prioridade será a Faculdade de Psicologia que está numa situação muito difícil”.

Esta cooperação foi aprovada na Reunião de Câmara de 25 de julho.

Veja os diretos do NDC: 

 

 

 

 

 

 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com