Universidade

Faculdade de Medicina de Coimbra recebeu primeira edição em Portugal do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-01-2023
A primeira edição em Portugal do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica decorreu no mês de dezembro. Certificado pela Universidade de Coimbra, a formação teve como principal objetivo capacitar os atuais e futuros profissionais de saúde a adquirirem ou melhorarem as suas competências nesta técnica de imagiologia.
Integrado no projeto europeu EIT Health “TrainR4U – Training Robot for Ultrasound”, o curso de formação recorre a tecnologia robótica inovadora, com pedido provisório de patente do Instituto Pedro Nunes utilizada para a formação a distância, e visa a aprendizagem combinada de ecografia abdominal assistida por robôs para realizar ecografias de forma mais eficaz, segura e rápida.
O curso contou com 17 clínicos das várias especialidades e do ano comum do internato médico, tendo por objetivo a aquisição de competências e experiência na utilização do ecógrafo, identificação de patologias com recurso a imagens ecográficas e o aperfeiçoamento da prática de obtenção de imagens ecográficas na região abdominal.
O curso de formação tem a duração de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
As aulas presenciais da primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica decorreram na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Nestas sessões, e além da tecnologia robótica inovadora, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar dois equipamentos de ultrassons equipados com as mais recentes tecnologias de imagem e ferramentas de Inteligência Artificial, fruto de uma parceria com a Siemens Healthineers Portugal.
O projeto TrainR4U é liderado pelo Instituto Pedro Nunes, através do Laboratório de Automática e Sistemas. Do consórcio, além da Universidade de Coimbra, fazem também parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Parc Sanitari Sant Joan de Déu (Espanha), Trinity College Dublin (Irlanda), Sorbonne Université (França), Academisch Ziekenhuis Groningen (Holanda), Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (França) e Sensing Future Technologies.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE