Conecte-se connosco

Ensino

Faculdade de Economia de Coimbra celebra 50 anos focada no crescimento e internacionalização (com vídeos)

Publicado

em

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) celebra, esta sexta-feira, 50 anos. É meio século de vida que vai ser assinalado até dezembro de 2023 e que pretende envolver não só os estudantes mas também toda a cidade.

Continuar a crescer e a inovar é o grande objetivo que este estabelecimento de ensino superior traça para o futuro. O diretor, Álvaro Garrido, sublinhou que a Faculdade vai continuar a apostar muito na internacionalização, uma área onde se tem vindo a afirmar e consolidar nos últimos anos. Assume que, atualmente, a internacionalização é determinante para o “posicionamento e missão de instituições de ensino superior”, sendo “um eixo chave da Universidade de Coimbra (UC) e uma das prioridades da FEUC”.

De acordo com o diretor, a FEUC acolhe anualmente “mais de 200 alunos com estatuto de estudante internacional” e, nos últimos anos letivos, tem recebido “estudantes de 50 nacionalidades diferentes”.

Concretizar os vários projetos que visam a melhoria do edificado é outro dos grandes objetivos da direção. Álvaro Garrido explica que, neste momento, estão a renovar os edifícios existentes mas vão também “expandir a área do edificado da Faculdade”. Espera que essas melhorias a nível das infraestruturas representem “a base para um ciclo de crescimento para as próximas décadas e para os próximos 50 anos”.

Neste momento de festa, há que projetar o futuro mas há também que recordar o passado e celebrar o presente. Foi isso que aconteceu durante a sessão solene que marcou o arranque das celebrações, uma cerimónia onde foram homenageados alunos, funcionários e professores.

Álvaro Garrido lembrou que o programa vai continuar até 2 de dezembro de 2023, com atividades culturais e científicas muito variadas que se dirigem à comunidade académica mas também à cidade de Coimbra e ao país. Sublinhou que esta será uma forma de mostrar “as áreas de especialidade da Faculdade, o conhecimento que oferece, sobretudo à resolução de problemas da sociedade contemporânea, nomeadamente nas áreas da Economia, Gestão de Empresas, Sociologia e Relações Internacionais.

Para além destas quatro licenciaturas, a FEUC disponibiliza cerca de uma dezena de programas de mestrado e 14 de doutoramento. De acordo com o diretor, cerca de 40% dos seus perto de 3000 alunos estão matriculados em cursos de mestrado e doutoramento. “O nosso ensino de pós graduação é diverso, atrativo e reflete a multidisciplinaridade da Faculdade”, frisou. Adiantou ainda que, neste momento, estão a “incrementar os cursos da área de Economia e Gestão, que estão com grande dinamismo na Faculdade, em especial na área da gestão de empresas”.

Neste momento de celebração, o diretor da FEUC defende que é fundamental “manter a coesão da escola”, assim como mobilizar, cada vez mais, “a comunidade académica e os parceiros, as empresas e as organizações, públicas e privadas, que se relacionam com a Faculdade”.

As comemorações começaram então esta sexta-feira e vão prolongar-se até 2 de dezembro de 2023, como já divulgou o Notícias de Coimbra.

Com o lema “FEUC, 50 anos a construir o futuro”, incluem realizações diversas, a maioria na escola mas outras que irão decorrer em espaços da cidade, como um ciclo de entrevistas no Café Santa Cruz e a exibição de filmes no Salão Brazil.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com