Educação

Faculdade de Economia de Coimbra celebra 50 anos focada no crescimento e internacionalização (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 02-12-2022

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) celebra, esta sexta-feira, 50 anos. É meio século de vida que vai ser assinalado até dezembro de 2023 e que pretende envolver não só os estudantes mas também toda a cidade.

PUBLICIDADE

Continuar a crescer e a inovar é o grande objetivo que este estabelecimento de ensino superior traça para o futuro. O diretor, Álvaro Garrido, sublinhou que a Faculdade vai continuar a apostar muito na internacionalização, uma área onde se tem vindo a afirmar e consolidar nos últimos anos. Assume que, atualmente, a internacionalização é determinante para o “posicionamento e missão de instituições de ensino superior”, sendo “um eixo chave da Universidade de Coimbra (UC) e uma das prioridades da FEUC”.

De acordo com o diretor, a FEUC acolhe anualmente “mais de 200 alunos com estatuto de estudante internacional” e, nos últimos anos letivos, tem recebido “estudantes de 50 nacionalidades diferentes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Concretizar os vários projetos que visam a melhoria do edificado é outro dos grandes objetivos da direção. Álvaro Garrido explica que, neste momento, estão a renovar os edifícios existentes mas vão também “expandir a área do edificado da Faculdade”. Espera que essas melhorias a nível das infraestruturas representem “a base para um ciclo de crescimento para as próximas décadas e para os próximos 50 anos”.

Neste momento de festa, há que projetar o futuro mas há também que recordar o passado e celebrar o presente. Foi isso que aconteceu durante a sessão solene que marcou o arranque das celebrações, uma cerimónia onde foram homenageados alunos, funcionários e professores.

PUBLICIDADE

Álvaro Garrido lembrou que o programa vai continuar até 2 de dezembro de 2023, com atividades culturais e científicas muito variadas que se dirigem à comunidade académica mas também à cidade de Coimbra e ao país. Sublinhou que esta será uma forma de mostrar “as áreas de especialidade da Faculdade, o conhecimento que oferece, sobretudo à resolução de problemas da sociedade contemporânea, nomeadamente nas áreas da Economia, Gestão de Empresas, Sociologia e Relações Internacionais.

Para além destas quatro licenciaturas, a FEUC disponibiliza cerca de uma dezena de programas de mestrado e 14 de doutoramento. De acordo com o diretor, cerca de 40% dos seus perto de 3000 alunos estão matriculados em cursos de mestrado e doutoramento. “O nosso ensino de pós graduação é diverso, atrativo e reflete a multidisciplinaridade da Faculdade”, frisou. Adiantou ainda que, neste momento, estão a “incrementar os cursos da área de Economia e Gestão, que estão com grande dinamismo na Faculdade, em especial na área da gestão de empresas”.

Neste momento de celebração, o diretor da FEUC defende que é fundamental “manter a coesão da escola”, assim como mobilizar, cada vez mais, “a comunidade académica e os parceiros, as empresas e as organizações, públicas e privadas, que se relacionam com a Faculdade”.

As comemorações começaram então esta sexta-feira e vão prolongar-se até 2 de dezembro de 2023, como já divulgou o Notícias de Coimbra.

Com o lema “FEUC, 50 anos a construir o futuro”, incluem realizações diversas, a maioria na escola mas outras que irão decorrer em espaços da cidade, como um ciclo de entrevistas no Café Santa Cruz e a exibição de filmes no Salão Brazil.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE