Universidade

Faculdade de Economia quer envolver Coimbra nas celebrações dos seus 50 anos (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-11-2022

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) vai celebrar os seus 50 anos com um programa que começa a 2 de dezembro e se vai estender ao longo de um ano. Abrir-se mais à comunidade e envolver a cidade nestas celebrações é um dos desafios da escola.

PUBLICIDADE

Apresentado esta quinta-feira, o programa inclui realizações diversas, a maioria na escola mas outras que irão decorrer em espaços da cidade, como um ciclo de entrevistas no Café Santa Cruz e a exibição de filmes no Salão Brazil.

Com o lema “FEUC, 50 anos a construir o futuro”, pretende, como explicou o diretor Álvaro Garrido, “mobilizar a comunidade académica” e “abrir-se à cidade”, convidando a população a participar nas várias iniciativas científicas e culturais.

PUBLICIDADE

As celebrações começam a 2 de dezembro, com a conferência comemorativa dos 50 anos, que abordará o tema “Território e desenvolvimento económico” e será proferida pela comissária europeia Elisa Ferreira. É também com uma conferência que encerrará a 2 de dezembro de 2023, sobre estes 50 anos da FEUC, que será proferida pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Destaque, ainda para o “Bright Future” (em março), organizado pelos núcleos e organizações de estudantes da faculdade; a exposição de fotografia de Alfredo Cunha sobre o 25 e Abril (de abril a julho); o XII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia, sobre “Sociedades polarizadas? Desafios para a sociologia” (4 a 6 de abril); duas conferências sobre economia (29 de junho a 1 de julho e 27 de setembro); um colóquio sobre “Trabalho, economia e sociedade”, organizado pelo Centro de estudos Sociais da UC (13 e 14 de outubro); e o “Partners Summit”, organizado pelo Gabinete de Empregabilidade e Empresas da FEUC (8 de novembro).

PUBLICIDADE

publicidade

Paralelamente decorre também a iniciativa “5 dimensões para 5 décadas”, que inclui um ciclo de conversas, um clube de leitura, filmes/documentários, entrevistas e projetos de investigação.

Hermes Costa, sub-diretor da FEUC, realça ainda “as muitas outras iniciativas que vão decorrer ao longo do ano e que mesmo não estando no programa celebrarão estes 50 anos”. Apelou também à “mobilização da cidade e do espaço urbano” nestas comemorações.

Com cerca de 2700 estudantes, 100 docentes e 30 funcionários, a FEUC aposta fortemente, como destacou o diretor, na internacionalização, tendo recebido nos últimos anos “estudantes de cerca de 50 nacionalidades”.

Fundada a 2 de dezembro de 1972, esta faculdade disponibiliza quatro licenciaturas (Economia, Gestão, Sociologia e Relações Internacionais), 12 programas de mestrado, 14 doutoramentos e oito cursos de pós-graduação.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE