Universidade

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra formaliza parceria com E-REDES

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 15-07-2023

A E-REDES, principal operador de rede de distribuição, assina protocolo de parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito da utilização dos dados da rede de distribuição energética, para apoiar diversos projetos de investigação.

PUBLICIDADE

Através da informação disponibilizada no portal Open Data sobre o panorama energético do território, o Operador de Distribuição promove os esforços de eficiência energética e implementação de energias renováveis. O portal está disponível a todos os que o queiram consultar e permite o conhecimento e a análise dos dados referentes aos consumos de energia, ligações da rede elétrica, operações e qualidade do serviço prestado, produção e consumo de energias renováveis e à mobilidade elétrica.  

“Os dados partilhados podem ajudar os agentes da transição energética de diversas formas, ao permitir uma maior eficiência nos esforços associados a esta mudança. Conhecer melhor os consumos e o cadastro de contadores inteligentes, por exemplo, pode ajudar empresas de serviços de energia a focar as suas campanhas de venda de solar PV. Por outro lado, os dados sobre as ligações à rede para mobilidade elétrica vão permitir ganhos de eficiência no estabelecimento das infraestruturas de carregamento” refere Luís Tiago Ferreira, responsável pela plataforma, na E-REDES.

PUBLICIDADE

O Open Data disponibiliza um histórico de dados desde novembro 2020 organizados em 18 datasets e representa um reforço do compromisso da E-REDES com a transição digital que tem registado um crescimento anual do investimento da ordem dos 20% na modernização e digitalização da rede, um valor que ultrapassa os 90 milhões de euros em 2022. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE