Vamos

Fábio Borges vence programa da RTP1 com Fado de Coimbra. “Temos artista”!

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-12-2022

Fábio Borges é o grande vencedor do concurso “Temos Artista: Especial Tradições”, promovido pelo programa “Praça da Alegria”, da RTP 1.

PUBLICIDADE

Foram 16 artistas que participaram na competição, mas só Fábio Borges conseguiu chegar à vitória. Os portugueses votaram e o fadista ganha com 56% dos votos contra 44% do “Baquetas ao Rubro”.

Acompanhado de Ricardo Dias na guitarra e de Paulo Larguesa na viola, Fábio Borges canta o fado tradicional ao jeito de Coimbra.

PUBLICIDADE

Afirma que sempre quis ser músico e que quando está no palco faz parte de algo maior do que ele.

Os jurados elogiaram Fábio Borges, que ganhou 1000 euros, uma gentileza do Queijo Castelões.

PUBLICIDADE

publicidade

Augusto Canário elogiou a participação do cantor. “O Fábio dá um cunho pessoal a estes fados tradicionais e uma forma de interpretar que nos cativa”, afirmou.

Para o músico Daniel Fernandes, é sempre uma surpresa sempre que se ouve a voz de Fábio. “Estamos habituados a este sentimento. Ficámos todos de boca aberta da primeira vez que o ouvimos”, disse.

Já para a cantora Noa diz que ficou “arrepiada” e que “a música é linda de morrer”, realçando o “vozeirão, a força inteira” e a “delicadeza” com que canta. Emocionada, acaba mesmo por afirmar que Fábio que será “o novo porta-voz do Fado de Coimbra”.

Fábio Borges, de 31 anos, nasceu em Santarém, mas adotou a cidade dos estudantes como sua segunda casa. É professor de canto na Escola de Fado de Coimbra e cantor principal da casa de fados conimbricense àCapella. Tem uma formação em canto lírico pelo Conservatório de Música da cidade.

Chegou a estudar Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, porém percebeu que nunca podia deixar o fado para trás.

Na competição cantou temas como Fado das Águias, Canção do Alentejo, Asas Brancas, Toada Beirã ou O Meu Fado.

O fadista afirmou que se ganhasse iria canalizar o dinheiro do prémio para a sua carreira e investir no primeiro álbum de fado tradicional a editar em 2023.

A final do concurso decorreu no dia 27 de dezembro, na RTP1, entre as 10:00 e as 13:00.

 Veja algumas atuações de Fábio Borges


Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE