Conecte-se connosco

Coimbra

Estudantes para um lado e carros para o outro no cortejo da Queima das Fitas (com vídeo)

Publicado

em

A organização da Queima das Fitas de Coimbra quer que, no cortejo agendado para domingo, dia 22 de maio, os estudantes sigam pela Praça 8 de Maio e não acompanhem os carros alegóricos, que vão pela Rua da Sofia e Avenida Fernão de Magalhães até à Estação de Coimbra A.

Por razões de segurança, o cortejo seguirá este ano pela Rua da Sofia, Avenida Fernão de Magalhães e Emídio Navarro até à Portagem, conforme o Notícias de Coimbra já tinha mostrado. No entanto, Carlos Missel, coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra revela que “o objetivo ideal” é que “os estudantes a pé continuem pela Rua Ferreira Borges e, desde a Câmara Municipal, os carros tenham um passo mais acelerado”.

Apesar de garantir que não se pretende “dividir o cortejo em dois”, Carlos Missel explica que a intenção é que os carros sigam sozinhos pelo percurso estabelecido este ano e que os estudantes “finalistas e cartolados” lhes façam “uma receção na estação de Coimbra A”, momento a partir do qual o cortejo se voltará a formar, seguindo até ao Largo da Portagem para atravessar a Ponte de Santa Clara e terminar. 

O coordenador justifica que um dos objetivos deste formato é também “evitar muita aglomeração de pessoas na Avenida Fernão de Magalhães onde há o quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra”. No entanto, conforme o NDC já tinha informado, a PSP irá fazer, nas duas faixas mais à direita, um corredor de emergência, com os carros da Queima a seguirem caminho pelas duas vias da esquerda (em sentido contrário ao habitual). 

“Este é um ano de adaptação”, sublinhou Carlos Missel, que falava na apresentação do cartaz da Queima das Fitas, no Forum Coimbra, este sábado. “A proposta de mudança do trajeto foi muito debatida, não era a solução que queríamos. Tínhamos a esperança que a via central estivesse pronta a tempo”, referiu. 

Veja o vídeo (a partir do minuto 9):

 

Leia também:

Cortejo da Queima das Fitas de Coimbra vai passar pela Via Central (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Já foi apresentado o cartaz oficial da Queima das Fitas de Coimbra (com vídeo) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link