Educação

Estudantes conimbricenses querem semana de quatro dias de aulas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 01-09-2023

A Associação Académica de Coimbra (AAC) quer uma semana de quatro dias de aulas e não apenas laboral. É uma das matérias a discutir, a partir deste sexta-feira e até domingo, no Fórum Inter-Núcleos da academia.

PUBLICIDADE

A reunião decorre durante em Condeixa e será o segundo fórum dos núcleos da academia realizado este ano.

“A Associação Académica de Coimbra quer ter uma posição forte e vincada com a semana de quatro dias, não só a nível laboral mas escolar também”, lê-se no artigo do Jornal de Notícias. Nesse sentido, apoia a “redução dos cinco dias de trabalho e de aulas para quatro”, considerando que essa medida, que está a ser promovida pelo Governo em projeto-piloto, não deve ser aplicada apenas no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

“Para além da política de emprego, uma política estudantil forte também deve ser discutida”, visto que “a produtividade e o rendimento será maior”, adianta Diogo Palhares, coordenador da área dos núcleos no Fórum Inter-Núcleos.

A moção global da propina e o cortejo da Festa das Latas são outros temas a discutir no fórum. Sobre a moção da propina, Diogo Palhares explica que é uma “luta antiga na Associação Académica de Coimbra”, que sempre lutou pela “propina zero, sendo uma das suas principais bandeiras. Acreditamos que estamos a ir num caminho positivo, mas ainda há muito a fazer”, confessa.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o Fórum Inter-Núcleos, a Festa das Latas e a imposição das insígnias também vão ser discutidas, nomeadamente o seu “cariz político e temático, mais direcionado para o cortejo que acaba por ter um grande alcance”. É uma “mensagem que acaba por chegar a todos os pontos do país”, esclarece, ainda, Diogo Palhares. 

Durante três dias, 26 núcleos de estudantes e um total de 64 dirigentes associativos marcarão presença para discutirem temas que marcam a atualidade dos estudantes do Ensino Superior. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE