Cidade

Estratégia Regional de Cultura do Centro para a próxima década em consulta pública

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-12-2020

A Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, documento que define prioridades e objetivos para a próxima década para a região, está em consulta pública até 31 de janeiro, anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

PUBLICIDADE

O documento estratégico para um horizonte de dez anos (2020-2030) “procura estabelecer uma visão para o território”, partindo de uma relação entre cultura, criatividade e resiliência dos territórios, refere a DRCC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A estratégia, disponível no site da DRCC, propõe “potenciar os recursos endógenos”, ao mesmo tempo que procura dar resposta “aos constrangimentos estruturais que até ao momento não foram plenamente solucionados do ponto de vista cultural e que exigem agora uma intervenção adequada para aproximar a região às grandes apostas e metas nacionais e europeias”.

A estratégia, que a Lusa consultou, prevê, entre outras medidas, criar linhas de investimento para a requalificação do tecido museológico regional para que 80% dos museus da região Centro sejam instituições museológicas credenciadas ou linhas de investimento para a diversificação de museus.

PUBLICIDADE

publicidade

A DRCC prevê também investir na requalificação dos arquivos municipais, apoiar a preservação do património azulejar da região ou o desenvolvimento de centros de investigação do património cultural, entre outras propostas.

O documento está disponível para auscultação pública até 31 de janeiro, sendo solicitado a todos os interessados que deixem os seus contributos num formulário disponibilizado no ‘site’ da DRCC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE