Coimbra

ESTeSC-IPC lança pós-graduação na área do Turismo de Saúde e Bem-estar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-10-2019

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai iniciar, em janeiro, uma pós-graduação em Saúde e Turismo, dando resposta às necessidades de um sector “em grande expansão”, mas “praticamente sem oferta formativa ao nível da rede de ensino superior”.

PUBLICIDADE

A formação, apresentada esta quarta-feira no âmbito das primeiras Jornadas da Saúde e Turismo da ESTeSC-IPC, prevê parcerias com a Escola Superior de Educação de Coimbra e com outras instituições da região Centro de referência naquela área de intervenção.

PUBLICIDADE

“Queremos ser parceiros do tecido empresarial existente e ajudar a formar quadros qualificados para um mercado turístico exigente”, assumiu o coordenador da pós-graduação, Filipe Amaral, na sessão de apresentação do novo curso.

O docente lembrou que a ESTeSC tem know-how em muitas áreas com impacto no sector do turismo de saúde: a Fisioterapia (quando aplicada ao termalismo, hidroterapia, talassoterapia e, de modo geral, à problemática do turismo acessível) e a Dietética e Nutrição (na integração de produtos turísticos que promovem a reeducação alimentar) são apenas dois exemplos.

PUBLICIDADE

publicidade

Abordando o fenómeno do Turismo de Saúde e Bem-estar numa perspetiva holística – olhando para o utente destes serviços nas suas dimensões física, mental, social e espiritual –, a pós-graduação em Saúde e Turismo da ESTeSC vai “acrescentar valor” aos profissionais da área, garante Filipe Amaral.

E são muitas as unidades que aliam turismo e saúde na região. “Olhando para o mapa ibérico, percebemos que é na zona Centro/Norte de Portugal que existe maior concentração de estâncias termais” aponta Filipe Amaral. “Aliar a vantagem geográfica às múltiplas valências que Coimbra oferece na área da saúde justifica que a ESTeSC chame a si a responsabilidade de dar resposta à inexistência de oferta formativa neste domínio na rede de ensino superior da região Centro”, concluiu.

Direcionada para empresários, gestores hoteleiros e gestores de instituições de saúde, mas também para quadros intermédios destas áreas e para trabalhadores à procura de uma oportunidade de reconversão profissional, a pós-graduação em Saúde e Turismo da ESTeSC vai integrar duas grandes áreas de estudo: ciências da saúde e gestão de produtos turísticos. Com esta pós-graduação espera-se que os futuros graduados estejam aptos a conceber e implementar estratégias de criação, promoção e desenvolvimento de produtos de Turismo de Saúde e Bem-estar, por exemplo em estâncias termais, centros de talassoterapia, hotéis, ginásios, SPA’s, clínicas, entre outros.

Aberta a licenciados, independentemente da área de formação, a pós-graduação em Saúde e Turismo da ESTeSC funcionará em regime pós-laboral, ao longo de 20 semanas. A primeira fase de candidaturas decorre até 15 de novembro, em www.estescoimbra.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE