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Este vinho de Cantanhede é “Muita Merda!”

António Alves | 4 meses atrás em 18-12-2023

A empresa cantanhedense “Sérgiu’s” lançou em novembro um novo produto no mercado. Depois de “Licor de Merda”, já está à venda o vinho “Muita Merda!”. Uma  edição limitada de 6666 garrafas que tem como objetivo assinalar os 50 anos da firma criada por Luís Nuno Sérgio.

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A história deste vinho começou durante um almoço de aniversário. Nessa refeição, os filhos Maria João Sérgio e Nuno Sérgio lembraram-se que a empresa está a assinalar as Bodas de Ouro e que deviam “fazer algo diferente para assinalar essa data”. Na conversa, foi recordada a frase muito usada nos meios artísticos como forma de desejar sucesso e sorte antes de cada atuação.

“Queríamos que este vinho fosse, também ele, talismã para trazer alegria e boa disposição em todos os momentos de celebração e desejar sorte futura a quem o bebesse. Foi, então, que decidimos dar-lhe o nome de “Muita Merda!””, referiu a gestora. Da ideia à concretização, este vinho demorou dois anos a “amadurecer”.

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Dentro de cada uma das garrafas está um produto feito à base de três castas muito especiais do ano de 2021: Touriga Nacional, Syrah e Castelão. De acordo com Maria João Sérgio, trata-se de um vinho com caraterísticas únicas onde se destacam os frutos silvestres e notas de pimenta. Por outro lado, as qualidades permitem a sua evolução “e capacidade de amadurecimento”.

“Pode guardar-se durante algum tempo, o que vai ajudar a melhorar as suas qualidades”, frisou Maria João Sérgio.

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Maria João Sérgio e Nuno Sérgio

O vinho “Muita Merda” deu o pontapé de saída às comemorações das Bodas de Ouro do Licor de Merda. O nome escolhido, “irreverente para a altura”, foi uma das bases do sucesso. Na prática, o Licor de Merda é uma receita familiar muito antiga, herdada dos avós maternos, mas que Luís Nuno Sérgio decidiu adulterar para que não fosse mais um licor de leite no mercado.

Essa mudança tornou-o mais agradável ao paladar, contando anualmente com a produção de milhares de litros por ano. Para assinalar os 50 anos do Licor de Merda, e depois do lançamento do vinho “Muita Merda!”, a empresa de Cantanhede tem a ideia de lançar uma nova bebida espirituosa destilada de alto teor alcoólico. “Para já, não passa de uma ideia, mas se avançar já temos o nome registado”, disse.

Quanto ao vinho “Muita Merda!”, ele pode ser adquirido na garrafeira A Aba Bottle Sérgio em Cantanhede, no minimercado Sofia Andrade na Praia da Tocha, na garrafeira “A Camponesa” em Coimbra e no Seven Bar (Cantanhede). Os responsáveis esperam alargar os pontos de venda nos próximos meses.

Refira-se que os vinhos com nomes sugestivos têm obtido grande sucesso no mercado. Veja-se, por exemplo, a marca QSF que surgiu com um rótulo que não pedia desculpas: Que se Foda.

Lançado em 2020, como resposta aos sucessivos confinamentos em todo o mundo e às várias restrições devidas à covid-19, este vinho foi um sucesso tendo esgotado as mil garrafas que se propôs vender naquela altura. Em 2022, a marca apresentou-se de novo no mercado com uma proposta a que chamaram de Abecedário Qsf: juntava nove garrafas, cada uma com uma letra no rótulo que bem alinhadas criavam a expressão “que se foda”.

No presente ano, a proposta da empresa é que comprem “mais” ou então as outras propostas: “todo nu”, “dois patos encavalitados”, “Leap of Faith” e “Deus queira”. Neste momento, e para além do vinho, a marca disponibiliza um picante “fodido”, canecas “que se foda”, camisolas, sacos, preservativos, apitos e poster.

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