Saúde

Este fruto comum nas mesas dos portugueses só traz benefícios aos nossos organismos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 10-07-2023

A azeitona é um dos principais elementos da famosa dieta mediterrânica, típica em Portugal, e cujos benefícios para a saúde são inúmeros, embora objeto de vários estudos. 

PUBLICIDADE

A azeitona é rica em vitaminas, ácidos gordos e sais minerais como potássio, fósforo e sódio. É composta por água, fibras e antioxidantes. É igualmente um fruto com um elevado teor calórico, sendo que 100 gramas de azeitona preta contém 194 calorias e a verde tem cerca de 137 calorias.

É um alimento completo, mas que deve ser digerido com alguma moderação. “O elevado teor calórico ou o sódio podem assustar, mas com cautela, comendo cerca de 4 azeitonas por dia, fornecerá o seu organismo com todos os nutrientes saudáveis do fruto. Isto, claro, sem sobrecarregá-lo com quantidades excessivas de sal”, conta o Impala.

PUBLICIDADE

São oito benefícios apontados pelo site UOL: “Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regula o funcionamento do intestino, ajuda na prevenção do cancro do cólon, melhora a saúde da visão, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, excelente aliado na luta contra a osteoporose, ajudando no fortalecimento dos ossos, mantém a pele saudável e jovem e ainda é um importante aliado na dieta, dado que, é saciante e ajuda a atenuar a fome”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE