Saúde

Este medicamento usado para a diabetes e emagrecer pode acabar por dar mais apetite

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 23-01-2024

O Ozempic, fármaco à base de semaglutido, indicado para a diabetes tipo 2 está a ser utilizado para perda de peso.

PUBLICIDADE

Acontece que está a ser utilizado por pessoas sem esta doença e pode provocar mais fome. Sim, leu bem.

Esta é a principal conclusão de um estudo do Deutsche Bank, o maior banco privado alemão, que entrevistou 600 americanos que tomavam (70%) ou já haviam tomado (30%) fármacos como Ozempic ou Wegovy, para perceber as suas consequências na alimentação.

PUBLICIDADE

Um dos efeitos esperados é a sensação de saciedade e a redução do apetite. Todavia, o estudo revela que 18% dos inquiridos passaram a comer mais e 17% “muito mais” depois de iniciarem a toma do medicamento.

Entre os que notaram uma diferença no apetite, 30% comeram “pouco menos” e 22% “muito menos” que antes. “Entre aqueles que já não tomavam GLP-1, 30% afirmaram que comiam mais do que costumavam antes de usar a medicação GLP-1”, pode ler-se num excerto do relatório divulgado pela imprensa internacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado enviado à imprensa americana, a farmacêutica Novo Nordisk, que comercializa o semaglutido, reconheceu que os seus medicamentos podem ter efeitos secundários. “Dados deos nossos ensaios clínicos para o Wegovy mostraram que os pacientes recuperam o peso quando param de tomar a medicação. Isto confirma que a obesidade é uma doença crónica que requer tratamento a longo prazo, tal como a pressão arterial elevada ou o colesterol alto, para os quais a maioria dos doentes permanece em tratamento a longo prazo”, pode ler-se no Notícias ao Minuto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE