Saúde

Este medicamento pode ser uma nova esperança para o cancro do sangue

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 06-06-2023

Pode haver uma nova esperança para o cancro do sangue. A “chave” está num medicamento, Cilta-cel, e parece ser uma promessa para os doentes de um tipo de cancro do sangue.

PUBLICIDADE

O fármaco foi capaz de reduzir o agravamento da doença em três quartos, segundo um estudo apresentado na conferência anual da Society of Clinical Oncology, nos Estados Unidos.

“O mieloma múltiplo é um cancro raro dos glóbulos brancos que representa cerca de um por cento de todos os cancros e é considerado amplamente incurável”, começa por dizer Binod Dhakal, do Medical College of Wisconsin, um dos autores do estudo.

PUBLICIDADE

Durante a investigação, os pacientes que não tomaram o medicamento acabaram por ver a sua condição piorar no espaço de um ano, algo que não aconteceu em quem o tomou .

“Também vimos que o Cilta-cel melhorou significativamente a taxa e a profundidade da resposta.” O fármaco acabou por mostrar-se eficaz em reduzir a progressão da doença, lê-se num artigo do Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

publicidade

Este medicamento já é aprovado nos Estados Unidos e na Europa. Mostrou-se assim eficaz e poderá ser usado logo numa primeira fase do tratamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE