Portugal

Estamos a ligar-nos às redes sociais cada vez mais cedo! Quer ver?

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 03-10-2023

A utilização de redes sociais está já completamente enraizada na sociedade portuguesa e o hábito de visita a estas plataformas é diário: 95,2% dos portugueses com redes sociais diz que as visita pelo menos uma vez por dia; e 85,3% admite mesmo fazê-lo várias vezes ao dia. Mas há uma nova tendência que está a emergir e que se reflete na forma como gerimos a nossa relação com estas plataformas: estamos a ligar-nos às redes sociais cada vez mais cedo. 

PUBLICIDADE

A conclusão resulta da análise aos dados recolhidos pela edição de 2023 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido anualmente pela Marktest, e que revela que 75,4% dos utilizadores de redes sociais em Portugal liga-se a estas redes logo na faixa horária entre as 07h e as 09h da manhã. 

Este é, de resto, um hábito que aumentou significativamente ao longo do último ano: em 2022, ‘apenas’ 48,5% dos utilizadores de redes sociais admitiam ligar-se tão cedo a estas plataformas. O que significa que este comportamento madrugador apresentou um crescimento de quase 27 pontos percentuais em apenas um ano. É o maior crescimento registado na análise ao uso de redes sociais por faixas horárias.  

PUBLICIDADE

Os dados globais desta análise no estudo da Marktest revelam que, face ao ano anterior, o hábito de acesso cresce em quase todas as faixas horárias, com exceção do período entre as 22h e as 00h (redução de cerca de 6 pontos percentuais, para 67%). E o horário preferido continua a ser entre as 20h e as 22h, utilizado por mais de 88% dos portugueses com perfil em redes sociais para consultarem os seus ‘murais’. 

Quanto ao tempo despendido com redes sociais ao longo do dia, o tempo médio por utilizador situou-se em 2023 nos 95 minutos (mais de uma hora e meia por dia), ultrapassando as duas horas e meia diárias (153 minutos) nas camadas mais jovens da população. 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE