Saúde

Estacionar mal o carro pode dizer mais sobre a sua saúde do que pensa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 14-08-2023

E esta? Quem diria que a forma como se estaciona um veículo diz muito sobre o nosso estado de saúde. Quem o diz é a jornalista Fiona Phillips, que foi diagnosticada com Alzheimer e fez soar os alarmes depois de contar como descobriu a doença.

PUBLICIDADE

A britânica passou meses a queixar-se de perdas de memória e problemas de ansiedade, mas julgava que os sintomas se deviam à menopausa, até que procurou a ajuda de um especialista que lhe diagnosticou demência.

À conversa com o Metrópoles, o neurologista Carlos Enrique Uribe, do Hospital DF Star, no Brasil, afirma que o principal sintoma do Alzheimer é a perda de memória, mas a doença pode causar sintomas menos comuns, como ansiedade e depressão, dependendo da região do cérebro afetada.

PUBLICIDADE

Estes são os cinco sinais mais bizarros que, segundo o especialista, podem indicar Alzheimer:

1- Dar dinheiro a estranhos: Pode acontecer se a doença afetar o córtex pré-frontal ventromedial e orbitofrontal, regiões do cérebro rsponsáveis pela tomada de decisões.

PUBLICIDADE

publicidade

2- Mudanças drásticas de humor: “Uma pessoa que costumava ser emocionalmente estável e não tinha problemas psiquiátricos e que começa a ter mudanças repentinas de humor aos 60 anos deve encarar esta alteração mudança como um sinal de alerta e procurar ajuda médica”, recomenda Carlos Enrique Uribe citado pelo Notícias ao Minuto.

3- Escolhas desastrosas de moda: A dificuldade em combinar peças e selecionar o conuunto mais adequado para o ambiente podem ser indicadores de Alzheimer.

4- Estacionar mal o carro: Afeta a capacidade motora, o que pode refletir-se, por exemplo, na forma como o doente estaciona o carro. Alguém que conduzia bem e passou a estacionar o veículo torto sem motivo conhecido deve encarar este comportamento como um sinal de alarme.

5- Palavrões: “Uma pessoa que não dizia quaisquer palavrões à frente de crianças, mas que aos 60 anos começa a falar obscenidades, deve investigar esta mudança repentina de comportamento”, alerta o neurologista.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE