Portugal

Está uma seca e Portugal continua a desperdiçar água!

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 27-06-2023

Há municípios onde, de toda a água tratada  disponível, se perde mais de metade nas condutas e nos ramais. Trata-se de água que  não chega a ser distribuída às habitações, porque se perde devido a ruturas e avarias. 

PUBLICIDADE

Para a DECO PROTESTE, a ineficiência do sistema de distribuição de água é um mal  crónico, que se arrasta há vários anos. Desde há uma década, que se desperdiça,  números redondos, 150 a 180 milhões de metros cúbicos por ano.  

O relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR),  referente a 2021, percorre vários indicadores que refletem a eficiência, ou não, da  distribuição. Destaca-se a fraca reabilitação de condutas, com mais de dez anos, o  que aumenta as hipóteses de ruturas, potenciando a perda de água. 

PUBLICIDADE

No curto prazo, será inevitável investir. Mas, como a reabilitação não é prática regular  das entidades gestoras, as obras serão certamente avultadas. Espera-se que, nessa  altura, não haja a tentação de refletir a ineficiência na fatura dos portugueses. 

A DECO PROTESTE recusa que sejam os consumidores a assegurar estes custos e  defende que os elevados investimentos necessários deverão recorrer a fontes de  financiamento complementares, e não à integral cobertura pela tarifa aplicada ao  consumidor doméstico. 

PUBLICIDADE

publicidade

A definição da tarifa dos serviços de águas deve ser calculada com base no princípio  da eficiência das entidades gestoras, quer sejam privadas ou municipais. Perder milhões de euros diariamente ao longo das condutas, todo o ano e, depois, em  períodos de seca, aumentar as tarifas dos consumidores domésticos é desapropriado e tem efeitos limitados e desequilibrados nos vários municípios.  

É urgente racionalizar o consumo de água, tanto na agricultura, como na indústria ou  ainda em nossas casas. Analisar onde podemos poupar é vital. É um dever de todos os consumidores saber como usar a água de forma eficiente. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE