Coimbra

Espanhola Congalsa entra no capital da arganilense Sulpasteis

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-02-2020

A Congalsa, empresa líder na confeção de produtos pré-cozinhados ultracongelados, com sede na localidade galega de A Pobra do Caramiñal (Espanha), formalizou a sua participação como acionista da empresa portuguesa Sulpasteis, sediada em Sarzedo, Arganil (distrito de Coimbra), que atua no mesmo setor de atividade da Congalsa.

PUBLICIDADE

«Esta operação permitirá que a nossa empresa cresça por via inorgânica e consolide a sua posição a nível internacional, particularmente no mercado português», afirma Luis Miguel Simarro, diretor-geral da Congalsa.

«Simultaneamente, permite-nos ter uma maior solidez económica e as duas empresas em conjunto irão atingir uma faturação anual superior a 100 milhões de euros em 2020», acrescenta.

PUBLICIDADE

A Congalsa pretende manter os 125 postos de trabalho das duas unidades de produção da Sulpasteis, onde são confecionados diferentes produtos «que irão complementar a nossa gama», afirma Simarro.

Neste sentido, a Sulpasteis é especialista na confeção de pré-cozinhados à base de peixe de produtos tipicamente portugueses, como pastéis de bacalhau, rissóis de camarão, rissóis com variados recheios, folhados, chamuças, pataniscas de bacalhau, bacalhau à Brás, lulas recheadas e muitos outros.

PUBLICIDADE

publicidade

A Sulpasteis, fundada em 1994, ultrapassou os 17 milhões de euros de faturação em 2019. A empresa tem uma rede de distribuição própria e uma carteira ativa de 450 clientes, centrada exclusivamente no setor horeca. 15% da sua produção destina-se a mercados internacionais.

Por seu lado, a Congalsa é uma das empresas que lidera o setor alimentar do mercado galego. Com uma faturação de 83 milhões de euros, em 2019 a empresa movimentou um total de 24,5 milhões de toneladas de produtos nas várias gamas. A aliança com a Sulpasteis permitirá consolidar o crescimento e o emprego e fará com que a Congalsa e a Sulpasteis tenham uma equipa com aproximadamente 500 pessoas.

Para formalizar a operação, a empresa sediada em A Pobra do Caramiñal contou com o apoio da entidade de financiamento Cofides e com a assessoria da RSM Spain, empresa especializada em auditoria, assessoria e consultoria de operações de M&A (compra e venda de empresas), e da portuguesa RRP Advogados. Por seu lado, a Sulpasteis contou com o apoio externo da GBS Finance e da portuguesa Telles Abreu Advogados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE