Saúde

ESEnfC debate inteligência artificial e cuidado humano num congresso focado na enfermagem neonatal

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 15-11-2023

II Seminário Internacional IINNCare reúne, durante dois dias, especialistas de  Portugal, dos Estados Unidos da América, da Suécia, de Cabo Verde, do Brasil e da  Tanzânia.

PUBLICIDADE

Refletir sobre o cuidar humano no encontro com as tecnologias e a inteligência artificial (IA), particularmente  na área da neonatologia, integrando na discussão a perspetiva dos pais de bebés prematuros, são alguns  objetivos do II Seminário Internacional IINNCare, a decorrer nos próximos dias 17 e 18 de novembro, numa  organização da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Centro Colaborador da OMS para a  Prática e Investigação em Enfermagem. 

Neste seminário em formato híbrido (presencial, no Polo B da ESEnfC, e online, via plataforma Zoom), subordinado ao tema “Inovação tecnológica e cuidado humano”, serão, ainda, disseminadas práticas  inovadoras de cuidados neonatais em Portugal e no mundo. 

PUBLICIDADE

A sessão de abertura do evento (14h10 de sexta-feira) contará com as intervenções de Fernando Amaral (Presidente da ESEnfC), Áurea Andrade (enfermeira diretora do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de  Coimbra), Maria do Rosário Martins (enfermeira, em representação do presidente da Mesa do Colégio da  Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Ordem dos Enfermeiros), António Marques (coordenador do Núcleo de Investigação do CHUC), João Apóstolo (coordenador científico da UICISA:E – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC), Jorge Apóstolo (coordenador da  Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, da ESEnfC) e Ananda  Fernandes (professora da ESEnfC que coordena o projeto IINNCare – Innovative Interventions in Neonatal  Nursing Care).  

Segue-se (15h00) a conferência inaugural, sobre “O cuidar humano no encontro com as tecnologias e IA”, a  proferir pela professora do Instituto Politécnico de Setúbal, Lucília Nunes, e a mesa “Inovação Tecnológica e  Cuidar Humano em Neonatologia” (16h00), com apresentações de profissionais de saúde e de docentes de  Portugal, dos Estados Unidos da América e da Suécia. 

PUBLICIDADE

publicidade

“O desenho da UCIN ao encontro da família” (por Madalena Pacheco, enfermeira no Hospital de São João, no  Porto), “Feeding innovations: use of technology to optimize preterm feeding outcomes” (por Christy Gliniak,  terapeuta ocupacional em Boston, EUA), “Simular para cuidar: O uso de dispositivos tecnológicos como fonte  de experiências de toque afetivo nos cuidados neonatais” (por Adriana Sampaio, professora na Universidade  

do Minho), “Immediate skin to skin contact on the stabilization of very preterm infants in high-income  settings” (por Stina Klemming, do NIDCAP Training and Research Center, na Suécia) e “Hipotermia induzida:  cuidados à díade pais-bebé” (por Gina Reis, enfermeira no Hospital Pediátrico do CHUC) são os temas em  destaque neste painel. Que terá como comentadores Sónia Santos e Pedro Passão, pais de prematuros.

Na manhã do primeiro dia deste seminário internacional, realizam-se, ainda, três workshops, sob os temas  “Inovação tecnológica nos cuidados à pele”, “Colaboração interprofissional para cuidados centrados na família” e “Golden hour: os cuidados imediatos ao recém-nascido de alto risco”. 

Já no sábado (18 de novembro), os trabalhos retomam, pela manhã, com a conferência “O tempo e o templo:  enfermagem neonatal na promoção do sentido e apoio no sofrimento” (09h00), por Sílvia Caldeira, professora  no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. 

“Neonatal Globetrotters” é o título da segunda mesa deste seminário, a ter lugar depois, pelas 11h45, com  intervenções de Micilde Costa (Cabo Verde), Marialda Moreira Christoffel (Brasil), Wilson Fungameza  Gwesssa (Tanzânia) e Liliana Patrícia Leitão Ferraz (Portugal). 

Pouco antes do almoço, serão entregues os prémios “Melhor Comunicação Oral” e “Melhor Pitch” (13h00),  seguindo-se o encerramento do seminário (13h15). 

No período da tarde (15h00-18h30), numa coorganização com a Associação dos Bissaynhos Nascidos Antes  do Tempo, haverá um “Espaço Famílias & Prematuros”, com atividades lúdicas para as crianças, uma exposição sobre a prematuridade e um momento musical pelo Coro Juvenil da Escola Artística do  Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), sob direção do maestro Rodrigo Carvalho.  

A meio do seminário, na noite de sexta-feira, os congressistas são convidados a assistir ao concerto “Magnificat: amores que não esperam”, pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, com a participação do Coro Secundário e Orquestra Clássica da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, assim como  da solista Beatriz Maia (soprano), e sob a direção do maestro José Pedro Figueiredo. Será às 21h30, no grande  auditório do Conservatório de Música de Coimbra (Rua Pedro Nunes). A entrada é gratuita e o evento é aberto  à população da cidade. 

O II Seminário Internacional IINNCare conta, também, com o apoio da Associação Portuguesa de Enfermagem  Pediátrica e Neonatal, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e do Instituto Nacional de Emergência Médica. 

O projeto IINNCare (no português, Intervenções Inovadoras nos Cuidados de Enfermagem Neonatal) «é um  projeto estruturante da UICISA: E», que se constitui «igualmente como uma comunidade de prática, que  integra enfermeiros das unidades neonatais do CHUC, realizando iniciativas que se estendem às unidades  neonatais do país, com particular ênfase nas da região centro», afirma a professora Ananda Fernandes. «É, ainda, um projeto transnacional, envolvendo colegas de outros países, que são, ou foram, estudantes de  mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na ESEnfC e trabalham na área da neonatologia»,  refere a coordenadora do IINNCare. 

Mais informações sobre o programa e os oradores deste encontro estão disponíveis aqui 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE