Educação

ESEC com programa para permitir jovens licenciados em Teatro e Educação implementar novos projetos teatrais

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 10-11-2023

Até dia 30 de novembro de 2023, está a decorrer a Open Call para candidatura ao PROGRAMA [D]ESCOLAR, Incubadora de Projetos de Teatro para licenciados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Educação de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Programa [D]ESCOLAR, além de permitir a jovens licenciados em Teatro e Educação implementar novos projetos teatrais, irá possibilitar aos atuais alunos do curso assistir e participar em processos de criação teatral.

Este programa irá contribuir para transformar a ESEC num polo de atração, quer para jovens criadores teatrais, quer para a comunidade envolvente, que encontrará um lugar onde poderá assistir a novos espetáculos de teatro, assistindo a antestreias de novas criações teatrais e tendo possibilidade de falar e discutir com os seus criadores obre processos e resultados desses trabalhos.

PUBLICIDADE

Ricardo Correia, diretor do curso de Teatro e Educação destaca que este projeto contribuirá para os ex-alunos do curso “assegurarem o seu primeiro passo profissional”. “Por um lado, queremos assegurar, no início da carreira artística dos nossos ex-alunos, a possibilidade de acederem a espaços de ensaios, pois existe uma lacuna de equipamentos culturais da cidade de Coimbra que lhe permita trabalhar nos seus projetos, o que leva a uma fuga da cidade destes criadores licenciados impedindo uma renovação de projetos teatrais em Coimbra. Por outro lado, gostaríamos de articular o trabalho destes criadores emergentes com a comunidade de alunos da licenciatura, abrindo processos de trabalho, conversas e apresentações, criando um diálogo e uma partilha mais profícua”, acrescenta Ricardo Correia.

Os projetos deverão ser apresentados até 30 de novembro de 2023, num documento no qual conste: descrição do projeto, objetivos artísticos, calendarização, biografia da equipa artística e proposta de mediação e acompanhamento com alunos de Teatro e Educação.

PUBLICIDADE

publicidade

O diretor do curso é também um dos elementos do júri que avaliará os projetos candidatos a participar no programa. “Este acompanhamento será um primeiro passo. Mas creio que será um passo essencial para os outros que se seguirão numa carreira teatral”, conclui Ricardo Correia.

Os interessados podem encontrar toda a informação sobre a candidatura ao programa no site.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE