Coimbra

Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra cria aplicações de rastreio e treino auditivo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-07-2021

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai desenvolver um conjunto de aplicações móveis para rastrear, avaliar e treinar a audição, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Segundo a ESTeSC-IPC, esta participação no desenvolvimento de aplicações de rastreio e treino auditivo resulta de uma parceria com a empresa leirisense ‘Sensing Evolution’ e a Universidade de Coimbra (UC)”.

O projeto denominado ‘Audiology 4all’ pretende democratizar o acesso à Audiologia.

PUBLICIDADE

“Num mundo cada vez mais digital, o desenvolvimento de ’apps’ que permitam rastrear, avaliar e treinar a audição é de suma importância”, refere, citada em nota de imprensa, a docente e investigadora do projeto pela ESTeSC-IPC, Margarida Serrano.

A investigadora sublinha a importância da aplicação para pessoas com perturbações na audição, que quando não acompanhadas “podem causar problemas de aprendizagem, isolamento, frustração, depressão ou mesmo aumentar a probabilidade de declínio cognitivo entre os 40 e os 50 anos”, explica Margarida Serrano.

PUBLICIDADE

publicidade

Existem três principais perturbações: a hipoacusia (diminuição do nível de audição), os acufenos (quando uma pessoa ouve sons/zumbidos que mais ninguém ouve) e alterações no processamento auditivo (processo de transferência neurológica do som desde o ouvido até ao cérebro).

O projeto ‘Audiology 4all’ vai criar aplicações para trabalhar estas perturbações em populações dos três aos 95 anos.

“As aplicações poderão ser utilizadas por profissionais de saúde ou por cidadãos comuns, como forma de autocuidado e monitorização”, explica a ESTeSC, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A equipa é composta por quatro docentes e dois estudantes bolseiros.

Em setembro, começam a realizar experiências de pré-teste.

Em abril de 2022, após o desenvolvimento dos primeiros protótipos, a ESTeSC-IPC vai fazer a avaliação e validação das aplicações, comparando os resultados com aqueles que são obtidos nos laboratórios de Audiologia da Escola, em experiências realizadas com equipamento clínico especializado.

Para cada experiência de validação vão ser utilizadas amostras de 20 a 50 sujeitos, identificados a partir de parcerias com infantários, escolas e centros de dia.

A iniciativa representa um investimento total de 1,4 milhões de euros, financiado em cerca de um milhão de euros pelo programa Portugal 2020.

O projeto “Audiology 4all” estende-se até dezembro de 2023, estimando-se que as aplicações sejam lançadas no último ano do projeto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE