Mundo

Erupção de vulcão na Rússia bate recorde de chuva de cinzas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 11-04-2023

A erupção do vulcão Shiveluch, no extremo oriente da Rússia, cobriu hoje várias cidades da região com cinzas numa quantidade recorde dos últimos 60 anos.

PUBLICIDADE

“A precipitação de cinzas anterior com esta magnitude em Klyuchi – a cidade mais próxima de Shiveluch – ocorreu em 1964”, afirmou o diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia do departamento do extremo oriente médio da Academia de Ciências da Rússia, Alexei Ozerov.

“De momento, a camada de cinzas atinge cerca de 8,5 centímetros, e a chuva de cinzas continua”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A erupção do vulcão Shiveluch começou às 00:54 locais (12:54 de segunda-feira em Lisboa), com o lançamento de uma coluna de cinzas que atingiu 20 quilómetros de altura e se estendeu 500 quilómetros para noroeste.

Foi emitido um alerta de perigo máximo para a aviação, na sequência da erupção.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ouve-se um trovão devido à tensão electroestática na nuvem de cinzas”, disse o governador da região de Ust-Kamchatsk, Oleg Bondarenko, na rede social Telegram.

As autoridades locais apelaram à população para ficar em casa, cancelaram as aulas e fecharam as autoestradas da região devido ao risco de deslizamento de terras.

Estão também a ser distribuídas máscaras e outros meios de proteção individual.

O Shiveluch, um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, com 3.283 metros de altura, é formado por três caldeiras.

Em fevereiro de 2015, o mesmo vulcão libertou uma coluna de cinzas com mais de 6.000 metros de altura, formando uma nuvem que atingiu os Estados Unidos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE