Carteira

Energy Box substitui contador da eletricidadade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-05-2016

As novas tecnologias de informação e comunicação chegam às redes de distribuição de energia elétrica tornando-as inteligentes.

PUBLICIDADE

energy box

A EDP Distribuição  tem vindo a implementar um canal de comunicação bidirecional com o consumidor – a Energy Box (EB), um dispositivo inteligente de gestão de energia que substituirá gradualmente os atuais contadores, sejam pontos de consumo e/ou pontos de geração.

PUBLICIDADE

Com este equipamento serão feitas remotamente operações como: leituras, alterações de potência, configurações tarifárias, ligação, desligação. Este equipamento promove também a participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, disponibilizando-lhe informação que se traduz em eficiência energética e menor custo.

O plano de trabalho da EDP Distribuição para 2016 no que concerne à cidade da Figueira da Foz envolve infraestruturar totalmente 4 postos de transformação e respetivas instalações de clientes (num total de 2200), de acordo com critérios que incluem zonas históricas ou centrais da cidade, que alimentem a câmara municipal e outras infraestruturas emblemáticas da cidade, bem como alguns postos de transformação de cariz mais rural, abrangendo algumas  freguesias do município.

PUBLICIDADE

publicidade

No seguimento do trabalho já desenvolvido, já se encontra totalmente infraestruturado 1 postos de transformação de distribuição (223/FIG) onde, a curto prazo  poderemos usufruir de algumas das  vantagens atrás indicadas. Estas instalações alimentam os clientes localizados nas ruas Bernardo Lopes, Rua Dr. Francisco António Diniz, Rua Engenheiro Silva, Rua Poeta Acácio Antunes, Rua Raimundo Esteves e Passeio Infante D Henriques (223/FIG, 191 clientes).

Encontram-se em fase muito avançada de infraestruturação outros postos de transformação da cidade e respetivas instalações de clientes, estando já instaladas 1200 EB.

No final de 2016, decorrente de todo o trabalho feito em anos recentes, nesta área de inovação tecnológica, a cidade da Figueira da Foz terá instalado na sua rede de baixa tensão um total de 64 DTC  (concentradores de informação ao nível dos postos de transformação, equipamento de interface entre as EB e o sistema central de controlo) e 2500 EB.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE