Educação

Empresas de turismo querem “pescar” talentos das escolas de Coimbra e região Centro

António Alves | 2 semanas atrás em 16-04-2024

Mais de um milhar de alunos e futuros profissionais da área do turismo passaram esta terça-feira 16 de abril pela Bolsa de Empregabilidade realizada no Convento São Francisco em Coimbra. À sua espera estavam meia centena de empresas ligadas ao setor e que pretendiam captar para os seus quadros muitos dos talentos formados nas escolas da cidade e da região.

PUBLICIDADE

Beatriz Santos viajou de Arganil acompanhada de mais quatro colegas e professora do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária do concelho.

A poucos meses de ficar com o 12.º ano feito, a jovem deslocou-se à Bolsa de Empregabilidade com dois objetivos.

PUBLICIDADE

Por um lado, “abrir os horizontes para novas oportunidades na área” e, por outro, encontrar alternativas caso não consiga entrar num curso superior no próximo ano letivo.

Caso não consiga concretizar nenhum destes objetivos, gostava de ter uma experiência na área da hotelaria, principalmente na receção.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Beatriz Santos

No espaço da Antiga Igreja do Convento São Francisco, estiveram representadas empresas ligadas à hotelaria, mas também empresas de animação turística, grupos ligados ao recrutamento de profissionais e entidades oficiais como a Turismo Centro de Portugal, Turismo de Portugal, Instituto de Emprego e Formação Profissional ou a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Todos eles estiveram disponíveis para tirar as dúvidas dos finalistas dos cursos superiores e profissionais ligados ao turismo, bem como alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Lamego e Oeste.

Carregue na galeria e conheça algumas das empresas presentes na Bolsa

Todos os participantes saíram do espaço com muita informação, de forma a que em breve possam candidatar-se ou, até mesmo, enviar currículos para muitas destas empresas em busca de um emprego sazonal, estágio ou, até mesmo, um primeiro emprego na área a que estão a especializar-se.

Do lado do Grupo Hoti Hóteis, a técnica de Recursos Humanos Sara Fragoso explicou as razões que levaram este grupo hoteleiro sem qualquer unidade na cidade a dar-se a conhecer aos talentos formados na cidade de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Sara Fragoso

Do lado da animação turística, o parque temático algarvio Zoomarine veio ao Centro do país em busca de profissionais especializados na área do turismo.

A proposta, como explicou ao Notícias de Coimbra a responsável pelo Recursos Humanos Carla Duarte, foi conquistar mais pessoas para um projeto que, devido à sazonalidade turística daquela região do país, precisa muito de pessoas que ajudem a bem receber os visitantes.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Carla Duarte

Satisfeita com a recetividade da cidade e da região ao evento estava a associação Fórum Turismo, promotora da Bolsa de Empregabilidade em parceria com a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra.

Neste momento, e como referiu ao Notícias de Coimbra a gestora Cláudia Santos, o espaço da Antiga Igreja do Convento São Francisco já começa a ser escasso para as solicitações de empresas que pretendiam marcar presença nesta iniciativa.

“Das 5 que já realizamos, esta é a terceira maior em número de empresas e de visitantes”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Cláudia Santos

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE