Empresário promove reposição de rebanhos para queijo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-12-2017

Um empresário da Mealhada dinamizou um movimento de solidariedade que permitirá doar 220 ovelhas e cabras aos produtores de queijo de Oliveira do Hospital, disse hoje o próprio à agência Lusa.

PUBLICIDADE

OVELHA BORDALEIRA

Gonçalo Soares foi o mentor de um jantar de solidariedade, realizado em novembro, em que angariou mais de 20 mil euros, montante que será integralmente aplicado na aquisição de animais para os pastores de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, que perderam total ou parcialmente os rebanhos nos incêndios de 15 e 16 de outubro.

PUBLICIDADE

“Tenho a alma cheia”, disse Gonçalo Soares, dono de um restaurante na Mealhada,  indicando que tem vindo a comprar os animais com apoio de amigos e colegas do setor da restauração.

Na segunda-feira, o benemérito e outros apoiantes da iniciativa ofereceram um almoço, em Oliveira do Hospital, a dezenas de pastores e produtores de queijo com denominação de origem protegida (DOP) da Serra da Estrela, um encontro natalício em que interveio o presidente da Câmara local, José Carlos Alexandrino, e onde foram distribuídas doçarias da época natalícia.

PUBLICIDADE

publicidade

De seguida, foram doadas 82 ovelhas, carneiros e alguns filhotes a 16 pequenos criadores do concelho.

“Ao todo, até à próxima semana, entregaremos 220 animais”, maioritariamente ovinos, mas também alguns caprinos, adiantou Gonçalo Soares.

Algumas das ovelhas “estão quase a parir”, referiu, revelando nunca ter visitado antes Oliveira do Hospital.

“Que estas pessoas tenham muita saúde para se levantarem”, desejou ainda, ao frisar que ele e os amigos da zona da Bairrada apostam sobretudo na ajuda aos produtores do genuíno queijo DOP, cuja matéria-prima é o leite da ovelha bordaleira e demais raças tradicionais da região.

A região demarcada do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios dos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Antes do Natal, Gonçalo Soares promete deslocar-se a Oliveira do Hospital, com uma camioneta, “para entregar brinquedos, livros e jogos didáticos às crianças” mais necessitadas, “que também têm de ser lembradas” na quadra festiva que se aproxima.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE