Empresas

Empresa de Coimbra integra projeto para avaliação personalizada do risco de insuficiência cardíaca

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 22-06-2023

O novo projeto financiado pelo Horizonte Europa reúne 16 parceiros da Europa, do Peru e Tanzânia, com o objetivo de projetar, desenvolver, avaliar e explorar uma solução de Inteligência Artificial confiável para avaliação personalizada do risco de Insuficiência Cardíaca. A liderar o projeto está o Netherlands Heart Institute (Instituto do Coração dos Países Baixos) e Portugal estará representado pela SHINE 2Europe, empresa com sede em Coimbra, empenhada em promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, que participa e coordena atualmente mais de 20 projetos europeus.

PUBLICIDADE

O projeto AI4HF | Trustworthy Artificial Intelligence for Personalised Risk Assessment in Chronic Heart Failure, em português – Solução de Inteligência Artificial Confiável para avaliação personalizada do risco de insuficiência cardíaca, arrancou no dia 6 de junho em Utrecht, nos Países Baixos, onde estiveram reunidos dezenas de investigadores para delinear as primeiras estratégias de desenvolvimento do projeto.

A representar a SHINE 2Europe estiveram presentes a investigadora Miriam Cabrita e a CEO, Carina Dantas, que afirma, em nome da sua equipa, que estão “entusiasmados por liderar os trabalhos de inovação social dentro do projeto, pois temos a oportunidade de trazer a público a voz dos pacientes, profissionais de saúde, Cuidadores, responsáveis políticos, investigadores, engenheiros na área da Inteligência Artificial, entre outros. O objetivo é que no final tenhamos uma ferramenta confiável e com real utilidade, que chegue às pessoas e possa melhorar a sua qualidade de vida.”  

PUBLICIDADE

Em Portugal, a insuficiência cardíaca é uma das principais, se não a principal causa de mortalidade, sendo expectável que entre 500000 a 600000 pessoas possam sofrer desta doença. Ainda não existem dados atualizados em 2023, uma vez que o último estudo foi realizado há mais de 20 anos, quando a doença afetava cerca de 400000 pessoas. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia está este ano a preparar os novos dados que serão lançados no próximo ano, estimando que por dia morram cerca de 5000 pessoas devido a insuficiência cardíaca em Portugal. Os pacientes tendem a desvalorizar os sintomas desta doença que, por ser silenciosa, faz com que descurem os seus sintomas.

A SHINE motiva todos os atores relevantes para que tenham um papel ativo no desenvolvimento desta solução, que poderá vir a ser uma verdadeira ferramenta para a prevenção desta patologia e diminuição destes números no futuro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE