Saúde

Empresa de Coimbra destaca-se em projeto que estuda inteligência artificial no tratamento do cancro da mama

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-08-2022

O RadioVal | International Clinical Validation of Radiomics Artificial Intelligence for Breast Cancer Treatment Planning é um projeto financiado no âmbito do Horizonte Europa, com um consórcio de 16 parceiros dirigido pela Universidade de Barcelona, e com a participação da portuguesa da SHINE 2Europe, sediada em Coimbra, que irá liderar o pacote de trabalhos relativo à inovação social.

PUBLICIDADE

“O RadioVal será o primeiro grande projeto multicêntrico, multicontinental e multifacetado de validação clínica da estimativa de quimioterapia coadjuvante orientada por radiómica na resposta ao cancro de mama, em oito centros clínicos de cinco países da União Europeia (Suécia, Áustria, Espanha, Polónia, Croácia) e três países de outras regiões do mundo – América do Sul (Argentina), África (Egito) e Eurásia (Turquia)”, refere Carina Dantas, CEO da SHINE 2Europe, numa nota enviada ao Notícias de Coimbra. Um dos resultados do projeto, adianta, “será uma estrutura metodológica para avaliar as ferramentas de Inteligência Artificial que irão ser utilizadas no âmbito da radiómica, de acordo com critérios técnicos, clínicos e éticos”.

SHINE 2Europe é uma empresa com instalações em Coimbra e na Figueira da Foz que procura “promover comunidades mais inclusivas para todos os cidadãos, através do desenvolvimento de projetos pioneiros de investigação-ação e inovação social, com um enfoque particular na ética e na participação multidisciplinar”, explica Carina Dantas, que é também vice-presidente do Pacto da União Europeia para a Mudança Demográfica. 

PUBLICIDADE

No RadioVal, a SHINE será líder do Work Package 1 – Multi-stakeholder engagement and social innovation (envolvimento de partes interessadas e inovação social), onde irá coordenar o desenvolvimento da metodologia de envolvimento de cidadãos, profissionais, pacientes, autoridades públicas e outros atores relevantes na avaliação e a implementação da radiómica e ferramentas de Inteligência Artificial no tratamento do cancro de mama. Estará também a liderar o processo de avaliação de impacto no que concerne especificamente às potenciais implicações sócio-éticas deste trabalho, considerando a diversidade de contextos entre países e populações.

 “O RadioVal é uma oportunidade única para envolver cidadãos, profissionais, pacientes e decisores públicos a discutir os receios, oportunidades e desafios do uso da Inteligência Artificial na decisão de tratamento do cancro da mama. A SHINE está orgulhosa e extremamente comprometida com as suas responsabilidades neste projeto ímpar”, declara Carina Dantas.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto inicia no dia 1 de setembro de 2022 e a reunião de lançamento terá lugar em Barcelona nos dias 15 e 16 de setembro, com representantes do consórcio RadioVal. É cofinanciado no âmbito do Programa Horizonte Europa, no âmbito do tópico HORIZONTE-HLTH-2021-DISEASE-04 e recebeu um financiamento de 5,8 milhões de euros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE