Câmaras

Empreender + Oliveira do Hospital apoia a criação de novas empresas com 30 mil euros

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-08-2014

Até 30 de novembro, estão abertas as candidaturas para o concurso municipal de ideias de negócio “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”. Assente no lema “Investimento em Inovação Empresarial”, o concurso municipal de ideias de negócio tem como objetivos: incentivar o empreendedorismo e a inovação empresarial; incentivar a renovação e diversificação do tecido económico concelhio e a fixação de quadros qualificados. Serão premiados planos de negócio inovadores, originais, exequíveis que respondam às necessidades do mercado e que possam originar novos produtos, processos ou sistemas.

PUBLICIDADE

 Na implementação do “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”, o Município de Oliveira do Hospital conta com a parceria de diversas entidades, também envolvidas na avaliação dos projetos candidatos: ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; Direção Regional da Economia do Centro; IAPMEI –  Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação; IEFP – Instituo de Emprego e Formação Profissional; ADEPTOLIVA; Caixa Geral de Depósitos; Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital; BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; IPN – Instituto Pedro Nunes; ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.

Podem concorrer todos os cidadãos ou empresas, a título individual ou em associação, que pretendam implementar e manter a sua ideia de negócio no concelho de Oliveira do Hospital, sendo que no processo de avaliação das candidaturas haverá uma pré-seleção de dez projetos finalistas.

PUBLICIDADE

publicidade

 Na edição 2014, a Câmara Municipal disponibiliza um apoio total de 30 mil euros para premiar e alavancar as melhores ideias de negócio. Aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios no valor de 11 mil, 9 mil e 6 mil euros, e serão atribuídas uma ou mais menções honrosas até um total de 5 mil euros. Os premiados terão prioridade na instalação na Incubadora de Empresas e Ideias da BLC3, onde poderão usufruir de condições vantajosas no valor do arrendamento do espaço e usufruto de uma estrutura comum de atendimento e apoio administrativo, bem como à rede de conhecimento da Plataforma/BLC3.

 A apresentação pública do “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”, que decorreu durante a ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, já considerada uma grande montra do setor empresarial da região, contou com a presença dos representantes das quatro entidades que constituem os quatro “Pontos de Apoio Técnico” que estarão à disposição dos promotores de ideias de negócio candidatos. São eles, o Município de Oliveira do Hospital através da ADI; a BLC 3; a ESTGOH e a EPTOLIVA, “parceiros locais” para a implementação do concurso municipal de ideias de negócio e “pontos de apoio técnico para o aconselhamento, para a concretização das candidaturas, para o desenvolvimento dos projetos e para todo o processo que leve à formalização das candidaturas”, como explicou o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo.

PUBLICIDADE

São também estes os parceiros “que estão na linha da frente da divulgação concelhia, regional e nacional do Empreender + Oliveira do Hospital”, um programa de âmbito local e regional, que vai ganhando expressão nacional e que foi, recentemente, reconhecido a nível europeu, e que obriga a uma condição – “todas as ideias de negócio sejam desenvolvidas e concretizadas no concelho de Oliveira do Hospital contribuindo assim para diversificação do seu tecido empresarial”, acrescentou José Francisco Rolo.

O vice-presidente da Câmara Municipal realçou ainda o envolvimento da “rede de parceiros de excelência” que o concurso municipal de ideias de negócio tem no concelho oliveirense e na região. “Só é possível fazer emergir ideias de negócio inovadoras, criativas e transformá-las em projetos, em candidaturas porque temos uma boa rede de parceiros e também um conjunto de instituições que fazem uma avaliação criteriosa destes mesmos projetos”, reforçou.

O sucesso do “Empreender + Oliveira do Hospital” obteve o reconhecimento internacional através do European Enterprise Promotion Award’s, o que “nos dá responsabilidades acrescidas porque sabemos que temos aqui um importante instrumento de apoio à inovação empresarial e ao aparecimento de novas empresas”, congratulou-se o vereador responsável pelo pelouro da Tecnologia e Inovação.

Desde 2010, o Município de Oliveira do Hospital já recebeu 25 candidaturas a concurso e já investiu 105 mil euros na inovação empresarial através do “Empreender + Oliveira do Hospital”, o que permitiu um apoio para a criação de 11 novas empresas de caráter inovador, algumas das quais estão em fase de incubação com sucesso na BLC3.

Pontos de Apoio Técnico (Informação e Aconselhamento): 

Município de Oliveira do Hospital | ADI: e-mail: agencia.desenvolvimento@gmail.com | telefone: 238 605 250

BLC 3: e-mail: incubadora@blc3.pt | telefone: 238 607 050

ESTGOH: e-mail: empreendermaisohp@estgoh.ipc.pt | telefone: 238 605 170

EPTOLIVA: e-mail: nuno.nunes@eptoliva.pt | telefone: 238 605 210

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE