Câmaras

Emídio Guerreiro quer ver Portugal a controlar doping na Argélia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-06-2014

A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) espera vir a prestar serviços de análises antidoping na Argélia, vencendo o processo de apadrinhamento da estrutura cuja instalação está em curso naquele país africano, disse hoje o secretário de Estado Emídio Guerreiro.

PUBLICIDADE

“A Argélia está a montar o centro de luta contra o doping com a nossa ajuda. Queremos passar a ser também os prestadores de serviços nas análises, porque o processo de acreditação de um laboratório demora três anos e tem de ter um apadrinhamento e nós estamos a disputar o apadrinhamento do laboratório da Argélia com outros países”, disse à agência Lusa o secretário de Estado do Desporto e Juventude.

“Estou com bastantes esperanças de que consigamos ser nós”, adiantou o governante, em declarações no final de uma visita do ministro do Desporto argelino, Mohammed Tahmi, ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

O processo do centro de antidopagem da Argélia decorre de um memorando assinado em novembro de 2013 entre os governos português e argelino, durante uma visita de Emídio Guerreiro àquele país, agora retribuída com a visita a Portugal de Mohammed Tahmi.

“Temos uma procura incessante dos clubes argelinos em fazerem geminações com os nossos clubes”, disse o governante, aludindo ao futebol e à canoagem como as duas modalidades que, do ponto de vista de quem vê Portugal “de fora”, estão “no topo da hierarquia mundial”.

PUBLICIDADE

publicidade

“E a Argélia quer explorar a nossa experiência nessas áreas, potenciando-a”, argumentou Emídio Guerreiro.

Lembrou, por outro lado, que a seleção argelina de canoagem já fez um estágio em Portugal e, dado que Montemor-o-Velho vai receber o Mundial da modalidade e uma prova da Taça do Mundo Emidio Guerreiro espera “muito em breve” que a equipa da Argélia possa vir treinar na pista onde as provas vão decorrer.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE