Região

Em Miranda do Corvo “educação e cultura abraçam-se intensamente”

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 12-08-2023

O município de Miranda do Corvo inaugurou, este sábado, 12 de agosto, a Casa Amarela- Escola de Talentos, um equipamento “onde a educação e a cultura se abraçam intensamente”, sublinhou o presidente da Autarquia.

PUBLICIDADE

A infraestrutura destina-se “à educação e à formação artística, nomeadamente na área musical enquanto alavanca reconhecida no desenvolvimento das crianças e jovens”, notou Miguel Baptista.

“Esta casa amarela não vai ser apenas mais um equipamento, vai ser um espaço de transformação de vidas” disse, na sua intervenção, o ministro da Educação.

PUBLICIDADE

João Costa referiu, ainda, que “não há educação sem arte, sem cultura”.

No seu discurso o autarca de Miranda do Corvo frisou que a comunidade passa agora a dispor de dois espaços de excelência “associados à dinamização artística e cultural”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Casa das Artes e a Casa Amarela são equipamentos municipais distintos, mas que se complementam de forma extraordinária”, referiu, relembrando que a primeira é hoje uma casa de espetáculos de referência e que integra a rede nacional de Teatros e Cineteatros Portugueses.

 

Nas instalações, junto ao Mercado de Municipal, estão, agora instalados, o Grupo Recreativo Mirandense, a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Para o edil a autorização do Governo em criar o Polo do Conservatório em Miranda do Corvo “é um bom exemplo de decisão política que promove a coesão social e territorial”.

O autarca do PS explicou, ainda,  que foi escolhido o 12 de agosto para a inauguração oficial do edifício reabilitado por ser “uma data simbólica”, Dia Internacional da Juventude, em que também nasceu o escritor Miguel Torga, que no início da sua carreira de médico, enquanto Adolfo Correia da Rocha, trabalhou e viveu alguns anos neste concelho, na freguesia de Vila Nova.

A cerimónia incluiu momentos de música, dança e poesia por elementos do Grupo Recreativo e do Conservatório de Coimbra e também a inauguração da exposição “O desejo da urbanidade: Casa Amarela – Escola de Talentos e outros projetos para Miranda do Corvo”.

De referir que o município de Miranda do Corvo investiu 1,5 milhões de euros na Casa Amarela, um equipamento cultural e educativo que foi inaugurado ao final da manhã deste sábado e contou com a presença do ministro da Educação, João Costa, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

A Casa Amarela – Escola de Talentos foi reabilitada e adaptada a novas utilizações na sequência de uma candidatura aos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), com as obras a serem “financiadas quase na íntegra” pela União Europeia.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE