Região

Em Mira, há pitéu de raia, sardinha na telha e serrabulho para saborear à mesa

António Alves | 2 meses atrás em 09-03-2024

A 3.ª edição do Mira à Mesa irá contar com 18 espaços de degustação da carta gastronómica do concelho. O evento decorrerá nos fins de semana de 15 a 17 e de 22 a 24 de março em todo o concelho e contará na ementa com pratos como a sardinha na telha, pitéu de raia, serrabulho ou a filhós.

PUBLICIDADE

A apresentação decorreu no renovado Mercado Municipal da Praia de Mira. O vereador Bruno Alcaide explicou que este ano registou-se um aumento do número de espaços de restauração, o que para a autarquia significa que “o Mira à Mesa é uma iniciativa com uma forte adesão do público”.

“Trata-se de um evento que vem ajudar a combater a sazonalidade turística do concelho”, afirmou o vereador. Para ajudar à divulgação, e devido ao sucesso do ano anterior, terá lugar na próxima semana uma campanha de oferta de vouchers de 10 euros através das redes sociais do Município de Mira.

PUBLICIDADE

Os restaurantes participantes na edição 2024 são: A Chave (Portomar), Calidris Vinhos e Petiscos (Praia de Mira), Canadian Star (Praia de Mira), Confraria Nabos e Companhia (Carapelhos), Lila (Praia de Mira), Litur (Portomar), Mar Azul (Praia de Mira), Milénio (Leitões), Morhua (Praia de Mira), O Caçanito (Praia de Mira), O Pesacdor (Praia de Mira), O Seiça (Lagoa), Pátio do Tabuínhas (Praia de Mira), Peixaria Nosso Mar (Portomar), Petisc’Art (Praia de Mira), Prazo – Mercearia & Casa de Comer (Barra de Mira), Salgáboca (Praia de Mira) e Texas Bar (Praia de Mira).

Carregue na galeria sobre a apresentação do Mira à Mesa

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da câmara, Artur Fresco, afirmou ao Notícias de Coimbra que nestes dias será possível conhecer alguns pratos ligados à pesca artesanal do concelho e que permite, nalguns casos, “tirar o peixe da rede para a confeção tradicional”.

“Temos todas as condições para esta parte do peixe”, disse. Nas ementas, os interessados poderão encontrar pratos como a sardinha na telha, o pitéu de raia, o serrabulho, os torresmos, o arroz de leves, o arroz de línguas de bacalhau, os galos velhos e os rojões, entre outras iguarias locais.

Para acompanhar estas receitas, Artur Fresco não esquece a batata, a couve, o feijão verde ou o nabo, que até deu origem a uma das Confrarias do concelho de Mira e que são produzidos numa terra com caraterísticas únicas

Na doçaria, não podem falhar as filhós e o arroz doce. Cabe a cada um dos espaços de restauração escolher quais os pratos que irá servir durante os seis dias do evento.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Artur Fresco

O Mira à Mesa decorre ao jantar das sextas-feiras 15 e 22 de março, ao almoço e jantar dos sábados 16 e 23 de março e ao almoço de 17 e 24 de março.

Veja a apresentação do Mira à Mesa

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE