Educação

Eletromecânica do ISEC leva “meio carro” para a Latada. Que aventura!

António Alves | 7 meses atrás em 09-10-2023

Os Novos Fitados de Engenharia Eletromecânica do ISEC aproveitaram a proibição de utilização de carros de supermercado no Cortejo da Latada para levar uma “viatura automóvel” para o desfile. Neste caso, até foi meia carcaça de um ligeiro de passageiros que os estudantes adaptaram e que, no final do cortejo, regressou de reboque à SVP Auto.

PUBLICIDADE

A ideia surgiu durante a formação da Comissão do Carro para a Queima das Fitas de 2024. Informados de que não poderiam levar para o Cortejo da Latada carrinhos de supermercados, os estudantes lembraram-se que era tradição do curso levar uma viatura automóvel para este desfile.

Contactos feitos com empresas que pudessem ajudar a concretizar este objetivo, só houve uma que se dispôs a ceder “meia carcaça”: a SVP Auto. “A partir daí, decidimos encontrar mais patrocínios. Valeu-nos o facto de termos pais de alguns alunos ligados ao setor do transporte automóvel e que permitiram trazer a carcaça para a garagem de um colega nosso”, disse ao Notícias de Coimbra o vice-presidente da comissão Pedro Rebelo.

PUBLICIDADE

Já com a viatura na sua posse, os alunos puseram “mãos ao trabalho” para construir um “pescoço de cavalo” que permitisse aos caloiros “puxar o carro ao longo do cortejo”. Ao mesmo tempo, foi colocada uma banheira no interior do veículo para aí depositar as mais de 500 latas de cerveja, gelo e mais bebidas para serem consumidas ao longo do trajeto.

É, nesta altura, que surge a ideia de aproveitar a estrutura para também lembrar as dificuldades que muitos estudantes sentem para encontrar um quarto na cidade a preços não muito inflacionados. “Decidimos colocar um placa com a frase Aluga-se T0 com banheira”, disse o porta-voz do grupo.

PUBLICIDADE

publicidade

Espalhado pela “carcaça”, os fitados de Engenharia Eletromecânica do ISEC decidiram também colocar autocolantes dos patrocinadores e frases como “sujeito a reboque” ou “proibido a animais”. Resolvida a questão logística, os estudantes decidiram este domingo cumprir a tradição, valendo um amigo para fazer o transporte do veículo para as instalações do ISEC.

“Os caloiros levaram o carro desde a escola, na zona da Quinta das Flores, até ao Largo D. Dinis e, depois, até ao Largo da Portagem. Fizemos vários grupos de 8 novos estudantes que rodaram entre si para que tudo corresse bem”, lembrou Pedro Rebelo.

Carregue na galeria e veja as imagens do carro dos Fitados de Eletromecânica do ISEC

Como a distância era grande e havia algumas zonas íngremes e descidas acentuadas para vencer, a opção encontrada foi soldar dois pinos de ferro na estrutura de transporte e que, em momentos de paragem, a fixava no asfalto. Havia também dois caloiros que tinham cunhas em madeira para colocar nas rodas da carcaça automóvel, o que garantiu a máxima segurança de todos os intervenientes.

Durante esta viagem, e devido às restrições impostas, os estudantes de Engenharia Eletromecânica do ISEC foram mandados parar por agentes da PSP. A conversa acabou por correr bem, pois foi mostrado a estes elementos comprovativo de que, no final da Latada, a carcaça regressaria de reboque para as instalações da SVP Auto. “Estava tudo combinado com a empresa para a sua recolha junto à Ponte de Santa Clara”, lembra Pedro Rebelo.

Os documentos que tinham na sua posse permitiram ao veículo fazer o cortejo, como os estudantes deste curso pretendiam e, ao mesmo tempo, garantir o menor impacto ambiental com esta ideia. Pedro Rebelo referiu que o veículo foi muito elogiado ao longo do percurso, tendo sido “bastante fotografado pelos colegas”.

Vídeos disponibilizados pelos estudantes relativos a este projeto

Construção da viatura

 

Chegada aos Arcos do Jardim

 

Transporte da viatura num reboque após a Latada

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE