Coimbra

Eleições CCDR: Presidente nomeada é agora candidata à presidência na Região Centro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-09-2020

A atual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, é candidata às eleições para o cargo, no dia 13 de outubro, disse à Lusa fonte daquele organismo.

PUBLICIDADE

A fonte referiu que “está confirmada” a candidatura – a única até agora conhecida na região – da economista Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa, de 64 anos, que foi presidente da Câmara Municipal de Leiria entre 1998 e 2009, eleita pelo Partido Social Democrata.

PUBLICIDADE

publicidade

A escolha do futuro ou futura líder da CCDRC, com sede em Coimbra , cabe a um colégio eleitoral constituído por mais de 2.800 autarcas, dos quais 77 são presidentes de câmara numa região que corresponde a uma parte do território de Portugal continental entre os rios Tejo, a sul, e Douro, a norte,  e que representa os seis distritos da Região Centro.representando uma NUT II, unidade territorial estatística, segundo a classificação europeia das regiões

A social-democrata Isabel Damasceno assumiu no início do ano a presidência da Comissão Regional por despacho da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que desempenhava aquelas funções antes de ingressar no atual Governo de António Costa.

PUBLICIDADE

Quando Ana Abrunhosa assinou o despacho de nomeação, em 21 de janeiro, Isabel Damasceno exercia o cargo de vogal executiva do Programa Operacional Regional – Centro 2020, área em que trabalhou durante uma década com a atual ministra da tutela, gerindo os fundos europeus do programa operacional da região, destinados a empresas e organizações públicas a partir dos quadros comunitários de apoio e fundos de coesão.

Durante cerca de três meses, entre a saída de Ana Abrunhosa e o início de funções da antiga autarca do PSD, o lugar foi ocupado transitoriamente pelo geógrafo António Veiga Simão, agora vice-presidente cessante da CCDRC.

Em dezembro, este militante do PSD viu a sua comissão de serviço como vice-presidente renovada por um período de cinco anos, através de um despacho da ministra Ana Abrunhosa.

Mas, com a recente entrada em vigor da legislação sobre a eleição da presidência das CCDRC, regressará aos quadros técnicos deste organismo logo que os novos dirigentes tomem posse.

Por sua vez, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o geógrafo Jorge Brito, candidata-se a uma das vice-presidências da CCDRC, uma escolha por votação de um colégio eleitoral mais reduzido, composto pelos presidentes dos 77 municípios da região Centro envolvidos no sufrágio, conforme o Notícias de Coimbra já tinha noticiado a 14 de setembro.

“Sim, Jorge Brito é candidato a vice-presidente da Comissão de Coordenação do Centro”, disse à Lusa uma fonte ligada ao processo eleitoral, cujo prazo para apresentação de candidaturas termina na quarta-feira, 23 de setembro.

A eleição do presidente e de um vice-presidente para cada uma das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do país decorre entre as 16:00 e as 20:00 de 13 de outubro.

Pedro Nuno Santos, Luís Antunes, Manuel Machado e Isabel Damasceno

O ato eleitoral para presidente “decorre em reunião de assembleia municipal, que pode ser convocada especificamente para esse fim, em simultâneo e ininterruptamente em todas as assembleias municipais”.

Em simultâneo, decorre o ato eleitoral para um vice-presidente, nas instalações das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas.

A eleição decorrerá por um colégio eleitoral de autarcas, constituído pelos presidentes das câmaras municipais, presidentes das assembleias municipais, vereadores e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia da respetiva área geográfica.

Até agora os presidentes das cinco CCDR – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – eram nomeados pelo Governo.

Os dirigentes eleitos também estão sujeitos a uma limitação de três mandatos consecutivos.

Os mandatos para os presidentes e vice-presidentes das CCDR serão de quatro anos e a respetiva eleição decorrerá nos 90 dias seguintes às eleições para os órgãos das autarquias locais.

No entanto, excecionalmente, este ano decorrerão em outubro e o mandato será de cinco anos, para que os novos eleitos possam acompanhar as negociações dos fundos estruturais que estão a decorrer com Bruxelas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE