Coimbra

ECOVIA transportou 4 passageiros por dia!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-08-2021

A ECOVIA transportou apenas 130 passageiros no mês de junho, mês em que foi inaugurado este novo sistema Park&Ride que pretendia aliar o estacionamento e o transporte público como uma alternativa viável ao transporte particular. Numa média de 4,3 passageiros por dia, as três linhas da ECOVIA ficaram aquém das expectativas.

PUBLICIDADE

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) revelaram o número de passageiros do primeiro mês de ECOVIA em Ata que resultou da reunião do passado dia 16 de julho, onde foi debatido a Ecovia com propostas de alterações resultantes do período inicial de monitorização.

“O sistema entrou em funcionamento no passado dia 01/06/2021, tendo sido transportados, neste primeiro mês de funcionamento, 39 passageiros na Linha Vermelha (Parque da Casa do Sal / Jardim – Hospitais da Universidade de Coimbra), 44 na Linha Verde (Parque Verde do Mondego – Universidade de Coimbra ) e 47 na Linha Roxa (Parque do Vale das Flores – Hospitais da Universidade de Coimbra)”, num total de 130 passageiros ao longo dos 30 dias do mês de junho.

PUBLICIDADE

“Verifica-se que os valores da procura ainda não são aqueles que se espera poderem vir a ser atingidos, quando este sistema estiver mais amplamente percecionado pela população em geral e deixarem de existir alguns condicionalismos que o afetam”, acrescentam os SMTUC em Ata.

Os SMTUC entendem que a ECOVIA enfrentou alguns condicionalismos que podem ter originado o baixo número de passageiros durante o período inicial da ECOVIA. Entre os condicionalismos apontados está o receio da utilização de transportes públicos e as restrições de deslocação da população em consequência da pandemia de covid-19. E ainda o facto de a Universidade de Coimbra, em resultado da pandemia, não ter realizado aulas presenciais.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi agora anunciada uma redução horária das Linhas Vermelha e Linha Roxa, e a suspensão no mês de agosto da Linha Verde. Assim a Linha Verde, que liga o Parque Verde à Universidade não vai funcionar durante o mês de agosto, funcionando apenas o Parque de Estacionamento do Parque Verde do Mondego como valência de estacionamento.

A Linha Vermelha, que liga a Casa do Sal aos Hospitais da Universidade de Coimbra, fica apenas com seis horários disponíveis aos longo do dia. Também a Linha Roxa tem uma redução horária em agosto com seis viagens entre o Vale das Flores e os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Na Ata é explicado que esta decisão se deve a uma esperada diminuição de passageiros no mês de agosto, devido às férias escolares e férias de trabalhadores, e pelos processos com parcerias da ECOVIA com entidades decorrerem essencialmente a partir de setembro.

No que diz respeito à divulgação da ECOVIA, O Conselho de Administração adianta que foram efetuados folhetos e contactos com entidades que geraram processos de requisição de títulos de transporte, como o caso da Autoridade Tributária, Segurança Social, Universidade de Coimbra. Também o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto de Oncologia de Coimbra (IPO) estão a analisar a sua adesão ao sistema Ecovia. 

O Notícias de Coimbra já tinha noticiado a ausência de passageiros na ECOVIA.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE