Coimbra

ECOVazIA Parte II? (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-06-2021

Ontem teve início o novo sistema ECOVIA Park&Ride na cidade de Coimbra, um conceito que junta o estacionamento e o transporte. Pretende ser uma alternativa viável ao transporte particular, e potenciar comportamentos e hábitos mais conscientes e ecológicos, não só dos residentes em Coimbra mas também dos que visitam a cidade.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra acompanhou este arranque da nova ECOVIA que foi marcado pela quase ausência de passageiros, apesar da comodidade da viagem e da extensa disponibilidade horária dos transportes 100% elétricos que compõem as quatro linhas da ECOVIA, com início pelas 7:00 da manhã e término pelas 20:15, horários que variam de acordo com cada linha.

A Linha Vermelha faz ligação entre a Casa do Sal e os Hospitais da Universidade de Coimbra, a Linha Verde com partida no Parque Verde e ligação à Universidade de Coimbra com passagem pelo interior do Jardim Botânico. Ainda a Linha Roxa com partida do Vale das Flores e passagem no Centro Hospitalar e Universitário da Cidade de Coimbra, e por fim a Linha Amarela da Casa do Sal e ligação à Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A Linha Amarela ainda não está ainda ativa. O Notícias de Coimbra contactou os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para compreender o motivo da ausência da Linha Amarela mas não obteve resposta até ao momento. 

Os SMTUC anunciam na sua página que “aos clientes deste novo sistema, bastará dar entrada num dos parques que servem de suporte a este serviço e escolher a sua modalidade de deslocação adquirindo o respetivo Bilhete de Estacionamento+Deslocação ou utilizando o Passe Rede Geral+, e de seguida, subir a bordo da viatura do serviço dedicado que frequentemente (10min/15min) assegurará a ligação até ao seu local de destino, numa viagem tranquila e sem stress associado”.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra verificou que apenas nos parques de estacionamento da Casa do Sal e do Vale das Flores se verificam estas condições de fácil acessibilidade e estacionamento. No parque do estacionamento do Parque Verde, que corresponde ao estacionamento previsto na Linha Verde, essas opções de estacionamento com transporte urbano não existe.

Ao utilizador da ECOVIA basta que dê entrada no parque de estacionamento da Casa do Sal e do Vale das Flores e se dirija ao posto SMTUC que se encontra no local e adquira o bilhete ECOVIA. No Parque Verde não existe essa possibilidade, pois, apesar do estacionamento ser muncipal, diseram-nos que não dá para comprar bilhete porque não existe Loja SMTUC.

Para quem deseje usufruir da Linha Verde tem de previamente se deslocar a um qualquer ponto SMTUC na cidade e só posteriormente dar entrada com esse bilhete no parque de estacionamento do Parque Verde e seguir viagem no veículo da ECOVIA. A facilidade e comodidade de estacionamento na cidade é assim colocada em causa, pois para o utilizador da ECOVIA existe a necessidade de primeiro estacionar o carro fora de um dos parques previstos, para adquirir bilhete e só depois conseguir utilizar o serviço.

Os SMTUC não responderam ao pedido de esclarecimento do NDC sobre quais as opções de estacionamento e aquisição de bilhetes apresentadas a quem deseje usufruir da Linha Verde.

Recordamos que a ECOVIA nasceu nos primeiros mandadatos de Manuel Machado na década de 90 do século passado.  Foi  descontinuada durante a presidência de Carlos Encarnação no inicio deste século XXI.  Tinha pouca procura e entrou no anedetório coimbrinha como sendo a “Ecovazia”.

A Câmara Municipal de Coimbra, que no final de maio apresentou a ECOVIA com muita pompa e circunstância, entendeu não responder às questões do NDC, tendo remetido para os SMTUC, que também optaram pelo silêncio.

Veja aqui o direto NDC da Linha Vermelha

 

Veja aqui o direto NDC da Linha Roxa

 

Veja aqui o direto NDC da Linha Verde

 

Veja aqui o direto NDC da Linha Amarela

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE